O Vale do Maule, Chile

PA!

Localizada a 254 quilômetros ao sul de Santiago, no centro do Chile, encontra-se a região do Maule. Este vale vinícola tradicional, o maior e um dos mais antigos do Chile, historicamente foi uma região de vinhos a granel, mas tornou-se o filho pródigo da viticultura chilena, chamando a atenção na última década, graças aos bodegueiros que conseguiram produzir grandes vinhos.

Vale do Maule é uma Denominação de Origem para vinhos da  subregião vinícola homônima, que atendam aos requisitos estabelecidos pelo Decreto de Agricultura n˚ 464, de 14 de dezembro de 1.994, que institui o zoneamento vinícola do país e estabelece normas para sua utilização, como Denominações de Origem.

PA!!!

O Vale do Maule enquadra-se dentro da região vinícola do Vale Central e inclui a província de Talca (com exceção do município de Rio Claro), a província de Linares e o município de Cauquenes, da província homônima, localizados na região do Maule. Dentro do Vale do Maule, distinguem-se as áreas do Vale do Claro, Vale do Loncomilla e Vale do Tutuvén que, por sua vez contém uma série de áreas vinícolas menores.

O Vale do Maule é a maior região vinícola do Chile. Produz uma grande variedade de vinhos. Onde podem ser encontradas quase todas as variedades de uva do país. Sendo as plantações de carmenére as mais antigas. Esta região tem uma geografia ampla. Com uma mistura de solos que permite uma excelente adaptação à maioria das variedades de uvas. A alta e contrastada qualidade do cabernet sauvignon chileno encontrou nesta região, juntamente à carmenére, seu blend perfeito.

De Aguirre Bodegas y Viñedos
De Aguirre é um importante produtor e exportador de vinhos. Com uma longa carreira. Bodegas y Viñedos Aguirre é uma empresa 100% familiar. Com mais de 60 anos de tradição. Onde os sete irmãos da família trabalham em diferentes áreas. Permitindo que a bodega mantenha esse sentimento de tradição e família. A bodega está localizada na Vila Alegre, a 285 quilômetros ao sul de Santiago. No coração do Vale do Maule.

A fazenda tem 330 hectares de vinhedos. E 250 hectares adicionais de outras culturas. A bodega conta com a mais moderna tecnologia para a produção de vinhos de qualidade, e com um  importante parque de barris de carvalho. A qualidade de seus vinhos é confirmada pelas inúmeras premiações. Sendo a bodega chilena mais premiada em 2.011, em prestigiadas competições nacionais e internacionais de vinho.

sociedade-da-mesa

Casilda 2009 Gran Reserva, Denominação de Origem Vale do Maule
As uvas são provenientes de uma seleção especial de vinhedos da propriedade, localizados em Vila Alegre, a 285 quilômetros ao sul de Santiago, no Vale do Maule. Os solos são derivados de cinzas vulcânicas e compostos por areia e terra franco-arenosa. As fincas são planas e recebem excelente exposição à luz solar.

Os vinhedos são cuidadosamente administrados com rendimentos controlados, ao máximo de 6.000 quilogramas por hectare, que, juntamente com uma grande exposição solar do cacho, permite que as uvas tenham um desenvolvimento de tanino maduro. Como excelente aroma e concentração de cor, obtendo um vinho concentrado e elegante. As uvas carmenére foram colhidas à mão no começo de maio e as uvas cabernet sauvignon, no fim de abril.

Uma vez no reservatório de aço inoxidável, é produzida uma concentração de 20% e uma maceração pré-fermentativa a baixas temperaturas, durante cinco dias, para potencializar o sabor, os taninos maduros e a cor. O mosto é fermentado em tanques de  aço inoxidável com leveduras selecionadas a temperaturas que variam entre 26 e 28˚C, durante um período de dez dias. Uma vez acabada a fermentação alcoólica, o vinho macera durante mais vinte dias para se extrair o tanino, e logo é colocado em barris de carvalho por um período de quinze meses. Um corte de cabernet sauvignon (70%) e carmenére (30%), de excelente qualidade.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

 

Deixe uma resposta