Castelvero Le Stelle 2012 – Seleção Mensal

País: Itália

Região: Piemonte

Indicação Geográfica: Barbera D’Asti Superiore DOCG

Uvas: 100% Barbera

Álcool: 14,5%

Produtor: Araldica Castelvero

Aproximamo-nos desta importante bodega para descobrir este Castelvero Le Stelle 2012,100% Barbera que nos permitirá, sem dúvida, desfrutar de uma variedade de suaves taninos e forte acidez, a qual, em vinhos como o que apresentamos neste mês, mostra sua grande personalidade e complexidade, graças a uma cuidadosa elaboração.

O vinho

A uva Barbera, com a qual se elabora este vinho, procede de vinhedos com rendimento médio de 5,3 mil litros/hectare. Uma vez recebida a uva na bodega, é fermentada em depósitos de aço inoxidável. Finalizada a fermentação alcoólica, é prensada e trasfegada para os depósitos de aço inoxidável, onde continua sua fermentação malolática, após a qual é transferido para seu envelhecimento no carvalho. A “crianza” acontece 70% em barris de carvalho francês de 225 litros, e o restante nas típicas “botti” de carvalho esloveno, durante 12 meses. Ao finalizar a “crianza”, realiza-se o “blending” de ambas as frações, e se procede com o engarrafamento.

A cata

Cereja com um raio malva. Nariz envolvente, com as primeiras notas complexas de madeira que vão abrindo na taça. Aparecem então notas leves de anis e de frutas vermelhas muito maduras, como morangos. Na boca, bom equilíbrio. Aparecem novamente notas de madeira e fruta vermelha. Um tempo na taça é necessário para apreciar plenamente a fruta e as notas de “crianza”.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Estamos ante outro “todo terreno”. Seu equilíbrio e frescor nos permitirá uma grande diversidade de pratos para harmonizar. Vamos apostar em algo da região, como uma boa carne picada, embutidos curados e queijo gorgonzola, para continuar com tartare de vitela jovem ligeiramente marinada com sal, pimenta preta e umas gotas de lima. Confira uma deliciosa receita de Bruschetta de pera e gorgonzola.

Serviço

Degustar a uma temperatura compreendida entre os 16 e 17º C. Não é necessário decantação ou oxigenação prévia. Recomenda-se apenas a abertura da garrafa ao menos meia hora antes do consumo.

Guarda

Para consumir já, mesmo que seja esperado um desenvolvimento positivo na garrafa pelos próximos meses. Por essa razão, recomenda-se um pouco de paciência para desfrutar plenamente os matizes deste vinho. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos 4 anos (2015 a 2019).

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!