Canteiro: Sal

0

sal

Mais tempero, menos sal

Ele está sempre presente na cozinha. É uma pitada de sal aqui, outra ali no arroz, na carne, no pão, na pizza… Parece um ingrediente básico, essencial.

“Comida sem sal não tem sabor…”  Ops! Pode parar. Crescemos com esta ideia de que o sal dá sabor aos pratos. Só precisa de uma pitada de sal…e pronto! Calma aí.

O sal é a principal fonte de sódio que consumimos. Ele pode aumentar a pressão arterial e sobrecarregar os rins. Está se tornando um vilão na cozinha. Mas como tirar, ou pelo menos diminuir, o sal das delícias gastronômicas? Elas continuarão apetitosas?

Sim. Você mesmo pode começar a tentar. Basta abrir a mente e o paladar para novas experiências e sabores. O uso de ervas e temperos naturais ajudam a diminuir a quantidade de sal que usamos normalmente.

Alguns exemplos de temperos como a dupla alho e cebola ajudam na hora de diminuir o sal na preparação de pratos. Especiarias e ervas aromáticas (frescas ou desidratadas) como sálvia, alecrim, salsinha, manjericão, louro, pimenta etc., também são ótimossubstitutos. Os temperos realçam o sabor dos alimentos e ainda são grandes aliados no cuidado com a saúde. Vale pesquisar o poder terapêutico de cada um.

Também vale aposentar o costume de consumir produtos industrializados. Eles ultrapassam nosso consumo diário recomendado de sódio. E uma superdica: não leve o saleiro à mesa, para afastar a tentação.

sociedade-da-mesa

Já experimentou colocar gengibre junto com o arroz durante o cozimento? E salpicar cebolinha picada no ovo mexido? Curry no preparo de frangos e peixes é de lamber os dedos! Sem falar na boa e velha pimenta, que dá um toque caloroso aos pratos. Se você não é da turma do ardido, experimente a pimenta-rosa… uma explosão de sabor, sem ardor.

Já demos várias dicas de como cultivar suas próprias ervas, agora vamos usá-las! E sugiro começar com um sal de ervas, que ajudará a reduzir em até 80% o consumo de sal.

Bata no liquidificador partes iguais de alecrim, manjericão, orégano, salsinha e sal. Guarde num pote de vidro bem fechado e use para temperar. Uma explosão de sabor e pouco sal. Use este sal para temperar, no lugar do sal puro.

Está pronto para novos sabores?

Texto: Érica Ochoa
Fotos: banco de imagens

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!


 

Deixe um comentário