Canteiro: Morango

0

morango

Não importa onde esteja, esta frutinha é adorada e apreciada por todos.

Morango, freza, frutilla, strawberry, fraise, fragola.
O vermelho intenso nos faz salivar e logo queremos provar: uma surpresa com toque ácido na boca faz os olhos brilharem e pedirem mais. No doce ou no salgado, na torta ou no drinque, puro ou com creme, coloque morango.

Sim, e todo este sabor cultivado em casa! Mesmo sem uma área no quintal, podemos plantá-lo em um vaso. Apesar de ser muito fácil de cultivar, algumas dicas são essenciais para uma “boa colheita”.

Fraganis vesca é uma espécie rasteira de pequeno porte. Vale prestar atenção na escolha do vaso. Quanto maior a boca do vaso, melhor. Uma floreira retangular (60cm de comprimento e 20cm de largura aproximadamente) está perfeita.
A localização é essencial: os vermelhinhos precisam de pelo menos seis horas de sol por dia.

Em outras edições, falamos sobre a montagem de vaso para uma boa drenagem da água. Agora é hora de colocar em prática. O morango não suporta terra encharcada e tampouco seca. A terra deve estar simplesmente úmida.

sociedade-da-mesa

Certifique-se de que as raízes não estão danificadas e de que a muda está sadia. Plante a muda com as raízes em leque sobre a cova (as raízes não podem estar superficiais e nem muito profundas (2 a 3 cm de profundidade é o ideal). Após o plantio, regue bem e confira se a drenagem está funcionando. A rega deve ser feita uma vez por semana, de preferência pela manhã. Uma dica para manter a terra com a umidade necessária é colocar uma camada de folhas secas ou cascas de árvores sobre ela. Nos grandes cultivos, utiliza-se palhas.
Retire as ervas daninhas que eventualmente surgirem e sempre se certifique de que a planta está livre de pragas e doenças. As raízes são delicadas, portanto, cuidado ao mexer na terra.

morango e agua

Na hora de colher os frutos, cuidado para não danificar a planta. Gire o fruto delicadamente até ele se soltar.
Uma adubação uma vez por ano, após a colheita, é indicada. Opte por adubos orgânicos (nosso próximo assunto!).

Bom cultivo e boa colheita!

DICA
Uma dica para encantar e surpreender: acrescente morangos frescos em uma jarra de água. Vale colocar algumas folhas de hortelã também. A água ficará suavemente aromatizada. Mas lembre-se: não deixe os morangos por mais de 3 horas na água. Sirva este refresco na hora.

Texto: Erica Ochoa
Fotos: banco de Imagens

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 50% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!


 

Deixe um comentário