Queimada

queimada

No mês das bruxas trazemos a curiosa Queimada, bebida tradicionalmente consumida na Galícia, preparada nas noites  – em um ritual de origem celta. Os galegos mais supersticiosos acreditam que a Queimada atrai bons espíritos. Feito inicialmente nas praias da Galícia, o rito antigo é praticado até hoje em algumas celebrações e reuniões sociais. As pessoas se reúnem em torno de uma panela de barro, onde é preparada a bebida, enquanto são entoados versos chamados de Esconjuro, para afastar os maus fluídos.

Com ou sem praiaEsconjuro, você pode fazer esta bebida-poção em casa. Só tome cuidado para não se queimar durante o preparo e o consumo, pois é uma receita, no mínimo, quente.

Ingredientes

  • 1 litro de aguardente de Orujo*
  • 150g de açúcar
  • Casca de 1 limão
  • Alguns Grãos de café

* O Orujo é uma aguardente feita com o bagaço da uva, que sobra após o prensamento na elaboração do vinho.

Preparo

Se você não tiver panela e concha de barro, pode fazer a sua Queimada com panela e concha normais. E na falta do Orujo, nenhum espírito vai ficar chateado se você fizer com aguardente normal, de cana.

Coloque a casca do limão, o açúcar e os grãos de café no fundo da panela de barro. Adicione a aguardente bem devagar. Com a concha de barro, pegue uma pequena quantidade de aguardente e coloque fogo. Devagar, coloque a concha na panela, até que todo o conteúdo pegue fogo. Com o conteúdo em chamas, mexa lentamente para misturar, até o açúcar derreter e o álcool se consumir, apagando o fogo (é neste ponto que os galegos entoam o Esconjuro, mas você pode pular essa parte). Espere um pouco e sirva. O ideal é que se consuma a poção-bebida quente.

Para matar a curiosidade, aí vai um pequeno trecho do Esconjuro:

“…Forças do ar, da terra, do mar e do fogo… A vocês faço este chamado: se for verdade que possuem mais poder que os humanos, limpem nossa terra de maldades, e façam aqui e agora com que os espíritos dos amigos ausentes compartilhem conosco esta Queimada.”

Texto: Paulo Samá
Foto: banco de imagem

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!

 

Deixe uma resposta