Magnesia 2013 Kalecik Karasi


unnamed (K)

País: Turquia

Região: Aegean

Indicação Geográfica: Güney / Denizli

Uvas: 100% Kalecik Karasi

Crianza: 6 meses em barris de carvalho

Produtor:Bodegas Sevilen

Sem dúvida, Güney é a região de maior qualidade para o cultivo do vinhedo na Turquia. É lá que os principais produtores do país cultivam uvas para seus melhores vinhos. Naquela região, não somente conservaram variedades ancestrais como a Kalecik Karasi, como também introduziram importantes variedades internacionais.

Após a vindima, as uvas são fermentadas em depósitos de aço inoxidável para prosseguir com o prensado. Após completar a fermentação malolática, o vinho é criado em barris de carvalho francês de segundo uso, durante seis meses, para estabilizar-se, buscando aportar-lhe longevidade, sem deixar de respeitar sua expressividade varietal.

A cata: de leve cor cereja. No nariz, surpreendem as notas de caramelo torrado e frutas vermelhas, principalmente, morango. Boca de entrada sedosa, algo leve, acompanhada de um suave tanino e ligeiras notas de moka aportadas pela crianza.

sociedade-da-mesa

Harmonização: procurando harmonizar este vinho com um prato tradicional da região, considero que nada será melhor que uma moussaka para desfrutar deste vinho tão interessante. A moussaka é um prato muito versátil e muito fácil de fazer, cuja origem encontra-se precisamente nesta região do mundo. Sua versão mais estendida consiste em uma sucessão de camadas de carne de cordeiro picada, berinjela em fatias e tomate, coberta com um molho bechamel, que deve ser levada ao forno.Veja a deliciosa receita que separamos para este vinho, Moussaka

Serviço: o vinho é leve, por isso sugerimos mantê-lo a temperaturas entre 15 e 16°C. Não é necessária sua decantação pelo menos nos próximos meses. Se for consumido depois de 2016, certamente será necessário decantá-lo.

Guarda: este é o momento ideal para desfrutar plenamente de suas notas frutadas. Não se esperam modificações significativas nos próximos meses. Estima-se um consumo ótimo nos próximos três anos (2016-2018).

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!