Magnesia 2013 Öküzgözü

unnamed (Oz)

País:Turquia

Região: Aegean

Indicação Geográfica: Elazığ

Uvas: 100% Öküzgözü

Crianza: 6 meses em barris de carvalho

Produtor: Bodegas Sevilen

Elaziğ possui excelentes condições de cultivo graças à combinação de solos heterogêneos nos quais predominam as argilas vermelhas e granitos decompostos, e uma pronunciada orografia de montanhas e vales férteis, percorridos por rios caudalosos, que criam um microclima ótimo para o cultivo do vinhedo.

Tem o mesmo processo de elaboração do seu irmão gêmeo, Magnesia Kalecik Karasi. Após a vindima, as uvas são fermentadas em depósitos de aço inoxidável para continuar com o prensado. Depois de completar a fermentação malolática no depósito, o vinho é criado em barris de carvalho francês de segundo uso, durante 6 meses, para estabilizar-se e aportar longevidade, sem esquecer de respeitar ao máximo sua expressividade varietal.

A cata: vermelho brilhante, vivo e de capa média. Elegante expressão frutada que destaca as frutas vermelhas, acompanhada com uma ligeira nota de terra. De corpo médio, sua entrada na boca é leve e sedosa, o que nos convida a bebê-lo, aparecendo rapidamente as notas de morango que encontramos no nariz. Bom retrogosto, fino e ligeiro toque de especiarias, com final delicado.

Harmonização: perfeito companheiro para uma salada de arroz ou massa, seguido de um pescado a vapor, ou para um prato de carne branca ligeiramente condimentada.Confira a nossa sugestão de harmonização para este vinho, Salada de arroz vermelho.

sociedade-da-mesa

Serviço: o vinho é leve, por isso sugerimos mantê-lo a temperaturas entre 15 e 16ºC. Não é necessária sua decantação pelos próximos meses. Se for consumido depois de 2016, será necessário decantá-lo.

Guarda: este é o momento ideal para desfrutar plenamente de suas notas frutadas. Não se esperam modificações significativas nos próximos meses. Estima-se um consumo ótimo nos próximos três anos (2016-2018).

Os vinhos que estamos apresentando neste mês são, sem dúvida, um convite pra descobrir um novo país. Para muitos associados, esta será a primeira vez em contato com estas uvas originárias da Turquia: a Kalecik Karasi e a Öküzgözü.

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!

4 comentários em “Magnesia 2013 Öküzgözü

Deixe uma resposta