Canteiro: Verdura direto de casa

0

Verdura fresca não tem igual. Já falamos sobre “frescor” antes, lembra? Fresco é fresco. As folhas são mais tenras, as cores mais vivas e as vitaminas garantidas. Não precisa ser nenhum chef de cozinha para saber disso. Sem falar na oportunidade de termos um alimento orgânico, totalmente livre de agrotóxicos.

Exija o fresco!

Quer uma ajuda?

Então, mãos à obra e vamos montar uma horta em casa. Simples, barata e, por que não…orgânica?

Primeiro passo: escolher o local. É essencial que a sua horta receba pelo menos quatro horas diárias de luz do sol, preferencialmente o da manhã. As regas também são importantes, pois a terra não deve estar encharcada nem seca. Lembre-se que terra encharcada aumenta as chances de proliferação de doenças. Furos no fundo do vaso e uma drenagem bem feita são aliados da boa colheita.

Existem várias ideias para você fazer a sua horta. Ela pode estar em vasos individuais ou em jardineiras retangulares. Uma composição de jardineiras numa parede fica linda e prática. Você pode sustentá-las com mãos francesas decorativas ou pendurar numa treliça. O importante é que não fiquem expostas ao vento, mas sim à luz do sol.

Outra ideia prática e moderna é a tal horta vertical, que resumidamente é uma torre de vasos sobre rodas. Você pode levar sua horta para onde quiser, além de ter a praticidade de trabalhar com o sistema de hidroponia (assunto para uma próxima vez).

sociedade-da-mesa

A criatividade pode rolar solta na hora de instalar a sua horta, mas na hora de plantar, devemos nos atentar às combinações de hortaliças na mesma jardineira, e também ao espaçamento entre elas.

Por exemplo, o tomate precisa de pelo menos 40cm de profundidade para suas raízes se desenvolverem, mas a rúcula, apenas 20cm. Vale a pena pesquisar antes de combinar.

Outra atenção importante é com a adubação. Opte por adubos orgânicos e controle natural de pragas e doenças, afinal você irá consumir estes alimentos.

A colheita também é importante. No caso das verduras, uma nova muda deve ser plantada após a colheita. Vale lembrar de fazer plantios alternados, assim você sempre terá verduras frescas: enquanto uma floreira está produzindo, a outra já está servindo.

E quanto ao plantio, devemos optar por sementes ou mudas? Você decide, pois tudo é uma questão de tempo. As sementes demoram mais e devemos ter um cuidado com o espaçamento na hora do plantio. Todos os pacotes de sementes trazem um manual de plantio atrás. Cada caso é um caso.

Transforme um pequeno espaço da sua casa numa horta particular. A variedade de texturas, formas e cores irá enriquecer sua decoração e ainda dar mais sabor a seus pratos.

Texto: Erica Ochoa

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!

 

Deixe um comentário