Taste 2013 Shiraz Cabernet Sauvignon | Seleção Mensal

taste sauvignon
Não é necessário esperar a comida para desfrutar do Taste 2013 Shiraz / Cabernet Sauvignon. Abram a garrafa ao chegar do trabalho e saboreiem uma taça enquanto o jantar é preparado.

País: África do Sul

Região: Western Cape

Indicação Geográfica: Wellington

Uvas: 60% Shiraz e 40% Cabernet Sauvignon

Álcool: 13,6%

“Crianza”: em barris de carvalho francês e americano

Produtor: Truter Family Wines

O vinho

O vinhedo é cultivado no sopé da montanha sobre suaves ladeiras. Os solos são uma mistura de granito, arenito e argilas, o que garante as condições ideais para o cultivo de uvas tintas com caráter. A uva chega à bodega e é separada dos cabos suavemente.
Logo é prensada e fermenta em depósitos de aço inoxidável, durante 8 dias a uma temperatura de 26ºC, com leveduras selecionadas. Uma vez finalizada a fermentação alcoólica, o vinho é trasfegado e prensado para retirar as peles e realizar a fermentação malolática. Após, o vinho é criado em barris de carvalho americano e francês. Logo, o vinho é ligeiramente clarificado e filtrado antes do seu engarrafamento.

Cata

De cor vermelho cereja, limpo e brilhante. As frutas vermelhas maduras (ameixa) destacam-se e se fundem com lembranças de folhas de chá, especiarias e mentolados sutis. Na boca é firme, de corpo médio, aparecendo novamente notas mentoladas, além de um leve tostado de barril, muito bem integrado.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Acompanha bem uma carne de porco ou ave na grelha, com verduras também grelhadas ou arroz ligeiramente temperado. Confira nossa receita de lombo com legumes! 

Temperatura

Degustar a uma temperatura compreendida entre os 15 e os 16ºC. Não é necessária a decantação deste vinho pelo momento, porém, se for consumido passados os próximos 12 meses, uma oxigenação leve cairá bem. Por isso é recomendável abri-lo com 30 minutos de antecedência ao consumo.

Guarda

Para desfrutar agora e, se for mantido em boas condições de conservação, poderá ser consumido, sem dúvida, nos próximos três anos (2016-2019). Desaparecendo os aromas de fruta vermelha que progressivamente evoluirão para um perfil mais neutro.

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!

 

2 comentários em “Taste 2013 Shiraz Cabernet Sauvignon | Seleção Mensal

Deixe uma resposta