Taste 2014 Chenin Blanc | Seleção Mensal

taste chenin
Taste 2014 Chenin Blanc é um excelente vinho branco para ser desfrutado em qualquer momento. Um vinho agradável, fresco e fácil de beber.

País: África do Sul

Região: Western Cape

Indicação Geográfica: Wellington

Uvas: 100% Chenin Blanc

Álcool: 12,6%

Crianza: dois meses com as cascas

Produtor: Truter Family Wines

O vinho

Os vinhedos de onde procede este Chenin Blanc cultivam-se em um solo de granito decomposto, com um alto conteúdo mineral e alta capacidade de drenagem. Uma verdadeira joia vitivinícola que, sem dúvida, imprime o caráter deste fantástico vinho. Uma vez recebida a uva na bodega, ela é separada dos cabos suavemente e logo é prensada, até se obter o mosto gema, a fração mais nobre do mosto, com a qual se elabora este vinho.
O mosto fermenta em depósitos de aço inoxidável durante 14 dias, a uma temperatura de 13º C. Uma vez finalizada a fermentação do vinho, ele é trasfegado para retirar as lias mais grosseiras, os restos mais sólidos da fermentação para manter somente as lias finas durante dois meses. Logo o vinho é levemente clarificado, estabilizado pelo frio e filtrado previamente ao seu engarrafamento.

Cata

Amarelo pálido, limpo e brilhante. A primeira impressão no nariz é de melão maduro, folha de figueira, pele de lima e lembranças lácteas. Na boca percebe-se fresco, fluido com agradáveis notas tropicais de abacaxi maduro e lembranças de melão. Bom equilíbrio, vinho redondo e longo.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Agradável para combater o calor do verão acompanhando uma salada de abacate e camarões. Os peixes na chapa, mexilhões ou camarões também serão bem acompanhados por este vinho branco. Confira uma deliciosa receita de legumes na chapa. 

Temperatura

Degustar a uma temperatura compreendida entre 8º a 10ºC, o que permitirá que o vinho se expresse pelos aromas e sabores. Se optar por guardá-lo por alguns meses, abra a garrafa 30 minutos antes do seu consumo, sem descuidar da temperatura, que é o ponto chave para este tipo de vinhos brancos.

Guarda

Para desfrutar agora, mas mantido em boas condições de conservação, nos permitirá consumi-lo nos próximos dois anos (2016 – 2018), mas considero que estamos em um momento ótimo para seu consumo.

Texto: Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!