Estremadura, o paraíso da gastronomia

Estremadura

Situada na região sudoeste de Península Ibérica. view of the vineyardEsta extensa região ocidental espanhola, limitada ao Oeste por Portugal, é uma terra de vinhedos.

Entre pastos e pradeiras, rodeados de oliveiras, alcornoques, carvalho e acolhedores povoados. Os vinhedos de Estremadura são companheiros inseparáveis de seus férteis campos. Irrigados por dois dos mais importantes rios da península ibérica; o Tajo e o Guadiana.

Estes são os elementos necessários para que esta região tenha uma viticultura de qualidade. O que fez dela uma das primeiras regiões produtoras de vinho da Espanha. Esta terra desfruta de condições privilegiadas para o cultivo da videira. Os solos são férteis; formados majoritariamente por argilas vermelhas sobre rochas calcárias. Com uma altitude média de 500 metros acima do nível do mar.

O clima é caracterizado pelo sol abundante o ano todo. Com verões muito quentes; invernos muito frios; e a influência de ventos atlânticos. Tudo isso, mais a pluviometria escassa (entre 400 e 500 litros por ano), constitui o ponto de partida para a elaboração do vinho de qualidade.

sociedade-da-mesa

Mas esta região sofre do mesmo mal que outras regiões vitivinícolas. Que no passado apoiaram-se nos altos rendimentos ao invés da qualidade. Por isso, nas últimas décadas alguns viticultores e enólogos foram tachados de loucos. Quando optaram por um novo modelo vitivinícola, onde a qualidade e a excelência entraram em cena. Consequentemente, ano após ano vamos descobrindo vinhos excelentes como este que estamos apresentando este mês.

E que, além de tudo, oferecem uma excelente relação qualidade preço. E não é possível falar de Estremadura sem mencionar a extensa variedade de alimentos de qualidade, como os embutidos ibéricos, o azeite de oliva ou os queijos de ovelha, perfeitos para acompanhar seus vinhos que são, sem dúvida, o complemento estrela de uma gastronomia singular. Singular porque, mesmo simples pelo caráter rural, também é uma cozinha elaborada, que vem sendo praticada durante séculos por pastores e campesinos, a partir de excelentes matérias primas.

Uma cozinha que nasceu nos mosteiros e outros núcleos associados a ordens religiosas, onde a qualidade e, principalmente, a variedade e abundância de alimentos, originaram o refinamento das receitas. A gastronomia de Estremadura tem seu pilar nessas matérias-primas excelentes, que não necessitam adornos, mas quando o estremenho decide elaborar, alcança o paraíso da gastronomia.

Nesta região, onde há alguns anos estamos descobrindo joias, nos aproximamos de vinhos que, mais uma vez, provam que devemos continuar procurando além das origens.Conheça nossos vinhos da Estremadura, Coloma Selección Garnacha e Coloma Rosado Pinot Noir.

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

Deixe uma resposta