Dica de quem sabe: Feijão uma maneira rápida e gostosa

feijao2
Há os amantes de arroz e também aqueles que não descartam o feijão de suas refeições. Pois, de todos os leguminosos, é o alimento mais completo em nutrientes. No entanto, para fazer um feijão rápido e gostoso é necessário seguir algumas dicas.

Comece com a escolha do feijão. Ou seja, limpe as impurezas e separe os grãos danificados. Depois, lave os selecionados em pelo menos três águas e deixe escorrer. Na hora de cozinhar, saiba que a medida de água é sempre o dobro da medida de arroz. Pois ele demora mais para cozinhar. Ou seja, para cada xícara de feijão adiciona-se quatro xícaras de água, sem sal. Não é necessário temperar o feijão durante seu cozimento, pois ele só absorve o tempero depois de cozido. No entanto, para dar um toque especial, você pode adicionar uma colher de sopa de colorau, que não tem sabor, mas deixará seu feijão mais avermelhado, semelhante aos das fotos de revistas ou restaurantes.

Em panela normal, o tempo de cozimento é de aproximadamente uma hora, por isso eu sugiro usar a panela de pressão, que é uma maneira rápida e econômica. Além disso, o planeta agradecerá. Na panela de pressão, o tempo de cozimento é de 10 a 20 minutos, lembrando que o grão deve ser deixado de molho na água de um dia para o outro. Para aquelas pessoas que não se programaram, é importante deixar o feijão em imersão na água quente, durante pelo menos uma hora antes do cozimento.

Para temperar, numa frigideira ou panelinha, aqueça o óleo, e frite a cebola e o alho até ficarem bem douradinhos, sempre mexendo. Despeje esse tempero na panela do feijão e, com auxilio de uma concha, mexa a mistura e amasse um pouco dos grãos de feijão para engrossar o caldo. Volte a mexer e adicione sal a gosto. Abaixe o fogo e deixe ferver até o caldo ficar grosso. Apague e seu feijão estará pronto para servir.

sociedade-da-mesa

Dicas importantes:

  • Como o feijão é mais demorado que o arroz, é importante começar a cozinhá-lo antes do arroz.
  • Descarte sempre a água em que você deixou o feijão repousar.
  • A panela de pressão é traiçoeira, por isso, ao invés de esfriar a panela em água corrente, deixe-a esfriar naturalmente, esse tempo é ideal para seu feijão chegar ao ponto de “macio”.
  • O segredo do feijão está no tempero, por isso, tempere-o sempre cozido, caso contrário ele não pegará gosto. O sal sempre é o ultimo tempero a ir para a panela. Seja criativo, você pode acrescentar no tempero folha de louro, pedaços de bacon ou tofu defumado (opção vegana), salsinha picada, coentro e até extrato de tomate, para dar um pouco de cor e acidez no seu feijão.
  • Feijão Salgado:se o seu feijão ficou muito salgado, coloque algumas folhas de couve ou duas batatas cruas dentro. Esses ingredientes irão absorver o excesso de sal.
  • Feijão Queimado: transfira a parte que não queimou para outra panela e adicione uma cebola inteira, com casca, dentro da panela, e leve para o fogo novamente (sempre destampada). A cebola ajudará a remover o cheiro e o sabor de queimado.

 

Boa cocção!

Texto: Texto: Priscila Urbano

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe uma resposta