Conheça a história da Bodegas Anko

0

cardones
A palavra Anko, na língua indígena, significa “água alta”. Em uma terra como esta, desértica e acidentada, localizar um “anco” na montanha significa encontrar um oásis. Um santuário onde se proteger das forças da natureza.

Foi assim que o enólogo Alejandro Sejanovich e seu sócio, Jeff Mausbach. Junto com a família Saavedra Azcona, viticultores de Salta. Decidiram nomear sua bodega. Trata-se de mais uma fantástica iniciativa dos dois sócios. Entre outras que estão desenvolvendo em diferentes regiões vitivinícolas da Argentina.

Os vinhedos cultivados pela família Saavedra Azcona são o ponto de partida para este projeto. Baseado em uma viticultura épica, quase dramática, em alguns dos vinhedos mais singulares de desta região noroeste da Argentina. O exemplo desse trabalho é o vinho que apresentamos em maio de 2015. Que procede da Estancia los Cardones, com terras situadas a 1.700 metros de altura, nas ladeiras do Vale de Calchaquis.

sociedade-da-mesa

São terras isoladas em frente ao Tolobon, a uns 15 quilômetros ao sul de Cafayate. E aqui está uma importante particularidade: a viticultura na região de Salta desenvolve-se sobre as ladeiras a oeste do vale, já que é ali que chega a água do degelo da montanha.

Esta é a única parcela no lado oeste e isso, em uma região como Salta, é o mesmo que dar mais uma volta nesta épica viticultura, quase sofrida e pungente, onde as uvas esforçam-se para sobreviver às mais extremas condições de altitude e radiação solar, e os frutos das vinhas são oferecidos como clara expressão desta sobrevivência.

Uma viticultura dramática, repetimos, em busca de um vinho excepcional como nossa Seleção Obras-Primas Estancia Los Cardones Tigerstone Malbec 2012, procedente do escasso rendimento de menos de um quilo por planta.

Texto : Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário