De Gras Gran Reserva Carmenère 2015 | Seleção Mensal

2

de gras carmenere
Este Gran Reserva Carmenére 2015 é um excelente exemplo do quão podem ser saborosos, suaves e sedutores os vinhos elaborados com esta varietal clássica do Chile.

País: Chile

Região: Valle de Colchagua

Indicação Geográfica: D.O. Valle de Colchagua

Uvas: 100% Carmenère

Crianza: 70% do vinho com 6 meses de crianza em barris de carvalho francês e americano

Álcool: 13,5% vol.

Produtor: MontGras

O vinho

As uvas são vindimadas ao longo do mês de abril, respeitando o ponto de maturidade desejada de cada varietal. Toda a vindima realizouse de maneira manual em áreas especialmente selecionadas dentro dos diferentes vinhedos da bodega MontGras em Colchagua.
Maceração pré-fermentativa a frio durante 24 horas. A duração total da fermentação alcoólica e posterior maceração é de 17 dias, com temperatura controlada entre 28 e 30ºC, com três remontados diários. Crianza de 70% do vinho durante 6 meses em barris de carvalho francês e americano. Terminada a crianza, o vinho é ensamblado com 30% de vinho jovem, procurando a harmonia entre a fruta e a crianza suave.

Cata

De cor vermelho-cereja, limpo e brilhante. Apresenta um nariz doce com claras lembranças de ameixa madura, moka e chocolate. Boca saborosa com um amplo e redondo centro, onde aparecem as notas de crianza e novamente a ameixa madura. Bem armado, com final de boca longo.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Um prato de coelho cozido ou um escabeche de ave serão excelentes combinações. O coelho, sem ser gorduroso, porém com uma contundência de cozido, equilibrará com o toque de crianza e de fruta madura. Por outro lado, a combinação com um leve escabeche de ave nos permitirá alongar na boca este vinho tão saboroso. Confira uma deliciosa receita de braseado de coelho para acompanhar esse vinho! 

Temperatura

A temperatura de consumo deve estar entre os 15 e 17ºC. Não é necessária a decantação nem abrir a garrafa antes do consumo, pelo menos não nos próximos meses. Se optarmos pela guarda, será recomendável abrir a garrafa com 30 minutos de antecedência do momento de consumo, ou oxigená-lo em um decanter.

Guarda

Para ser consumido agora, mesmo que ainda se espere um desenvolvimento positivo na garrafa pelos próximos meses. Por essa razão é interessante ter um pouco de paciência para logo poder desfrutar plenamente dos matizes deste vinho. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos quatro anos.

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!