Conheça a bodega MontGras e seus vinhos de alta qualidade

10

MontGrasEm 1993, os irmãos Hernán e Eduardo Gras, junto com o sócio Cristián Hartwig, uniram-se para dar vida à MontGras.
A inspiração de Hernán, com uma longa trajetória vitivinícola no Canadá, junto com a visão empresarial de Eduardo e Cristián, criaram a combinação perfeita, que faz da MontGras um dos grupos mais importantes do Chile, com presença em algumas das regiões vitivinícolas mais importantes do país, marcada por uma incessante busca para elaborar vinhos da mais alta qualidade.

Para isso localizaram seus vinhedos nos principais vales vitivinícolas do Chile, como o Colchagua, Maipo e Leyda.

Colchagua
Os primeros vinhedos MontGras foram plantados em 1993 em San José. Começando com 50 hectares e hoje, depois da aquisição de terras adicionais com características especiais, soma-se um total de mais de 900 hectares, plantados principalmente com Cabernet Sauvignon, Carmenère, Merlot, Syrah, Malbec, Zinfandel, Chardonnay, Viognier e Sauvignon Blanc.

No ano de 2007, iniciaram uma plantação em Pumanque. Situada a somente 65 quilômetros do mar, recebendo toda a sua influência fria diretamente. Seu solo pobre e pouco profundo de granito permite ter plantas equilibradas e de baixo vigor. Nesta zona, o Merlot e as cepas mediterrâneas como a Garnacha e a Tempranillo desenvolvem-se particularmente bem.

sociedade-da-mesa

Maipo
Os vinhedos de Maipo, Vale da Cuenca de Santiago, são famosos por seus vinhos tintos bem equilibrados, e se estendem para o Leste em direção à Cordilheira dos Andes, e parao Oeste em direção à costa, formando três setores bem diferenciados. As principais cepas plantadas são Cabernet Sauvignon, com mais de 70% dos hectares, Merlot, Carmenère, Syrah, Cabernet Franc e Malbec.

Leyda

Em Leyda, a região vitivinícola mais nova e com um clima radicalmente frio, começa-se a elaborar grandes vinhos brancos e tintos de clima frio do país. Nesta região, os vinhedos parecem estar imunes ao clima frio do Oceano Pacífico. Aproximando-se cada vez mais em direção à costa. Com os brancos finos de acidez pungente e grande frescor mineral, e com os tintos, que ressaltam especiarias que chamam cada vez mais a atenção.

São vinhos com alma. Assim é a MontGras e assim forjou-se desde o princípio, com o objetivo de elaborar vinhos para o mundo, a partir dos melhores “terroirs” do Chile. E assim são os dois vinhos que apresentamos nesta Seleção Mensal. Um varietal da uva chilena por excelência, a Carmenère, e outro multivarietal, de Cabernet Sauvignon, Garnacha e Syrah, pouco habitual e surpreendente pela sua deliciosa fruta.

Vinhos tintos saborosos, suaves e sedutores. Criados durante 6 meses em barris de carvalho francês e americano. Para dar a eles mais complexidade e estrutura, e definir mais ainda o estilo particular da bodega MontGras.

Texto: Alberto Pedrajo

Aproveite e conheça mais sobre os vinhos da Bodega MontGras, De Gras Gran Reserva Carmenère e De Gras Gran Reserva Cabernet Sauvignon + Garnacha + Syrah 2015.

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!

 

 

10 Comentários

  1. Jose Roberto Franco em

    Visitei-a há + – 5 anos passados, uma das mais bonitas do Chile, trouxe alguns exemplares, principalmente dos brancos. No Brasil curiosamente não tenho visto seus rotulos, em lojas e supermercados.

  2. TASSIO LEPESQUEUR em

    Eu e minha esposa adoramos vinhos. recentemente fizemos uma viaem a europa. Espanha, França, Inglaterra e Holanda., tomamos varios vinhos em diversos paises., realmente são especiais, principalmente os da região de bordeaux. mas os vinhos sulamericanos , principalmente chilenos e argentinos não deixam nada a desejar aos europeus. ainda não tomei montgrass ., mas vou experimentar. abraços a todos os amantes de VINHO.

    • A REVISTA SOCIEDADE DA MESA em

      Ola Tassio, que ótima experiencia deve ter sido que você e sua esposa vivenciaram. Você tem razão, os vinhos europeus tem seu charme, sua tradição, porém os sul-americanos não estão deixando a desejar não é mesmo?! Por isso seguimos empenhados em manter nossas seleções mais diversificadas possível, visitando a todas as boas regiões produtoras de vinhos e trazendo exemplares de valor. Abraços atenciosamente Sociedade da Mesa

    • A REVISTA SOCIEDADE DA MESA em

      Olá Sergio Becker, sem duvida vinho tem inúmeros benefícios, e sua preferencia por chilenos faz muito sentido, eles de fato são vinhos primorosos. Um abraço de todos da Sociedade da Mesa.

Deixe um comentário