Coloma Selección 2014 Merlot | Grandes Vinhoscoloma merlot

Mais uma vez apresentamos a nossos associados um vinho original e diferente. O Coloma Selección 2014 Merlot é um verdadeiro prazer para nossos sentidos, com uma arrojada personalidade.

coloma merlot

País: Espanha

Região: Estremadura

Indicação Geográfica: Vinho da Terra de Extremadura

Uva: 100% Merlot

Crianza: seis meses em barris de carvalho americano

Álcool: 14,5% vol.

Produtor: Coloma Viñedos y Bodegas

O vinho

Vindima manual das melhores cepas de Merlot da propriedade, no limite máximo da supermaturação,  no final do mês de agosto. Após chegar à bodega, a uva fermentou em depósitos de aço inoxidável, onde a enóloga modulou a fermentação, buscando que os aromas de fruta madura se sobressaíssem.
Após a fermentação alcóolica e a malolática, houve a crianza de seis meses em barris de carvalho americano, procurando a integração e o afinamento deste vinho volumoso e robusto, que necessita ser domado antes do engarrafamento, permanecendo alguns meses na garrafa para o afinamento, antes da sua comercialização.

Cata

Vermelho-cereja intenso com lágrimas que se destacam. Nariz interessante, onde a fruta madura é a protagonista. Geleia de cerejas, ameixas passas e um delicioso fundo de chocolate amargo, que se funde com as especiarias aportadas pelo barril. Boca envolvente, com retorno dos sabores de especiarias e de fruta madura encontrados no nariz. Longo, com taninos maduros muito redondos e fundo licoroso, mas equilibrado.

Harmonização

Este Coloma Selección Merlot encaixa perfeitamente com um filé mignon suíno preparado na brasa, sobre um fundo de purê de batatas e maçã assada. Sua opulência é ideal para pratos contundentes, mas um bom queijo de ovelha curado ou um Roquefort podem acompanhá-lo antes do prato principal. Atenção, seu gosto adocicado e seu tanino redondo permitem acompanhar as sobremesas, um bolo de chocolate ou um brownie serão perfeitos para terminar com a garrafa. Confira nossa sugestão de harmonização, Brownie.

sociedade-da-mesa

Serviço

Recomendamos que este tipo de vinho, com volume, corpo e estrutura, seja consumido a uma  temperatura bem baixa, compreendida entre os 15 e os 17ºC. Não é necessária sua decantação, e pode ser
aberto no momento de consumo, mas vocês poderão observar como ele cresce na taça após alguns minutos de oxigenação.

Guarda

Pronto para ser desfrutado, mas com a certeza de que sua passagem pela garrafa permitirá continuar seu afinamento pelos próximos anos, esperando que as notas de fruta madura e geleia evoluam progressivamente para um perfil mais animal e de especiarias. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos cinco anos (2016 – 2021).

Texto: Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!
 

Deixe uma resposta