França, uma referência enológica

0

Os vinhos franceses continuam sendo uma referência para o resto do mundo.
Quando se faz uma classificação, a França sempre ocupa o primeiro lugar no reconhecimento enológico. Portanto, também é uma referência para nossas seleções.

la-dordogne-bordeaux-france-1492026-639x852

Nossa Seleção Mensal de Setembro de 2016 é composta por dois vinhos do sul da França. Cheios de personalidade e com um nome curioso – Le Petit Chat Malin Tinto Le Petit Chat Malin Branco, que se traduz como “o pequeno gato astuto”.

Uma declaração de intenções por parte da bodega Boutinot France. Que com esse nome simpático, procura a cumplicidade do consumidor com uma relação de qualidade e preço como carta de apresentação.

França e vinhos são sinônimos de diversidade, tanto climática como edafológica, e isso, junto com a tradição milenar na elaboração de vinhos, a transforma em um dos países com maior riqueza enológica, permitindo que se elabore vinhos brancos deliciosos, delicados, sofisticados e até sutis, e vinhos tintos elegantes e potentes.

Da França são originárias variedades de uva que hoje em dia estão presentes em todo o mundo. Como a Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Syrah, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Malbec etc. Além de muitas técnicas de vinificação que, atualmente, são praticadas em todas as regiões vitivinícolas.

sociedade-da-mesa

Lá se respira vinho do norte ao sul e do oeste para o leste, com um universo enológico que divide 13 grandes regiões produtoras de vinho: Alsace, Beaujolais, Bourgogne, Bordeaux, Corse, Champagne, Jura, Languedoc Roussillon, Loire, Provence, Savoie, Sud-Ouest e Vallèe du Rhöne.

Todas elas reconhecidas e de prestígio internacional, autênticos tesouros enológicos, onde a diversidade vitivinícola tem uma estreita relação com a gastronomia local, permitindo que seus vinhos possam ser desfrutados muito além das taças. A França nos hipnotiza com seus vinhos, sua gastronomia, sua história e suas paisagens.

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!
 

Deixe um comentário