Le Petit Chat Malin 2015 Branco | Seleção Mensal

0

le petit
Le Petit Chat Malin 2015 é deliciosamente aromático, elaborado com as variedades tradicionais de Languedoc, Garnacha Branca, Marsanne e Roussanne, que mostram seu potencial logo ao abrir a garrafa, vindo à tona uma vez que damos o primeiro gole.

País: França

Região: Languedoc

Indicação Geográfica: IGP Pays DOC

Uvas: 60% Garnacha Branca, 20% Marsanne e 20% Roussanne

Crianza: sem crianza em barril

Álcool: 12,5% vol.

Produtor: Boutinot France

O vinho

As três varietais são vindimadas separadamente em diferentes datas, quando cada uma alcança a maturidade. Uma vez na bodega, os cachos são desengaçados e prensados, e logo o mosto é transferido para depósitos de aço inoxidável a baixas temperaturas, com o fim de preservar ao máximo os aromas. Então, o enólogo procede com o “assemblage” na procura do equilíbrio, frescura e volume característicos deste vinho de Garnacha Branca, Marsanne e Roussanne.

sociedade-da-mesa

Cata

Amarelo-palha. No nariz é pura pera madura com notas cítricas, um toque de damasco e especiarias sutis. Na boca é contundente, mas sua acidez o faz refrescante e de passagem fácil. É um vinho com um excelente centro de boca, gorduroso e de longo gosto posterior.

Harmonização

Perfeito para desfrutar de um simples peixe azul na chapa, como sardinhas. Este branco com bom centro de boca pode ser degustado também com queijos como o Brie e o Camembert, ricos, suaves e cremosos, que ficam perfeitos com uma fatia de pão torrado com uma gota de geleia, para acompanhar nosso Le Petit Chat Malin. Veja a saborosa receita de Sardinha Grelhadas que separamos para este vinho.

Temperatura

Deve ser consumido a uma temperatura perto dos 9 ou 10ºC – e preferivelmente não superar os 12ºC. Não é necessário decantá-lo nem abrir antes do momento de consumo, pelo menos não nos próximos meses.

Guarda

Para ser consumido já, mesmo que seja esperado um desenvolvimento positivo na garrafa pelos próximos meses. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos três anos (2016 – 2019).

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!
 

Deixe um comentário