Le Petit Chat Malin 2015 Tinto| Seleção Mensal

petit chat tinto
Este tinto elaborado com uvas procedentes de velhos vinhedos dos varietais tradicionais da região, com Garnacha, Syrah e Carignan, é pura expressão de frutas, com um suave toque aveludado no paladar, que nos faz desfrutar desde o primeiro gole.

País: França

Região: Languedoc

Indicação Geográfica: IGP Pays DOC

Uvas: 65% Garnacha, 30 % Syrah e 5% Carignan

Crianza: sem crianza em barril

Álcool: 13% vol.

Produtor: Boutinot France

O vinho

vindimado à mão, cada varietal foi fermentada separadamente em depósitos de aço inoxidável. A fermentação foi feita com temperaturas controladas em aproximadamente 25ºC, procurando manter viva toda a expressão aromática característica de variedades como a Garnacha e a Syrah. Finalizada a fermentação alcoólica, o vinho é prensado para logo realizar a fermentação malolática antes de sua clarifi cação, filtragem e posterior engarrafamento.

sociedade-da-mesa

Cata

Vermelho-cereja de média intensidade. Envolvente aroma frutado, combinação de fruta vermelha madura, morangos, geleia de groselha e notas de pólen, que se funde com especiarias sutis. Na boca é suculento e redondo, com um tanino suave que acompanha as notas de fruta e especiarias descritas no nariz.

Harmonização

Podemos desfrutar, junto com o branco, da tábua de queijos e até dos ilustres patês franceses. Seus toques de fruta doce e especiarias podem combinar muito bem com costelas na brasa ou com almôndegas no molho. Confira a nossa sugestão de harmonização, Polpetinha aperitivo.

Temperatura

Sua temperatura de consumo deve encontrar-se entre os 14 e os 16ºC. Não é necessária sua decantação nem a abertura com antecedência ao momento de consumo pelos próximos meses.

Guarda

Para consumir já, porém é esperado um desenvolvimento positivo na garrafa nos próximos meses. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos dois anos (2016 – 2018).

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!
 

Deixe uma resposta