Marsanne, a uva do vale do Rhöne

0

Esta variedade de uva branca tem sua origem na localidade de Marsanne, na zona mais setentrional do vale do Rhöne, ao sudeste da França.

É uma variedade de fácil cultivo. Resistente, vigorosa e de boa produção. Mas deve ser protegida de temperaturas extremas, tanto no excesso de frio como no excesso de calor. E também de estresse híbrido. Por isso, convém cultivá-la em regiões frescas, com possibilidade de irrigação. Tem o cacho compacto e se deve ter um cuidado especial na época de vindima, quando o excesso de umidade ou de precipitações possibilitam que apodreça.

Os vinhos com a variedade Marsanne, como nossa Seleção Mensal de setembro, Le Petit Chat Malin. São de um tom amarelo-palha, e chegam a ter reflexos verdes. Têm uma boa intensidade aromática. Quando comparada com a Roussanne, é menos aromática e mais tosca, porém é mais estável na oxidação. Seus vinhos desprendem aromas de violeta, toques minerais, aromas de frutas exóticas e sua passagem pela boca costuma ser gordurosa e muito agradável.

sociedade-da-mesa

Conforme envelhece, amadurece e evolui, oferecendo intensos aromas de madressilva, mel de acácia e marmelo. Não é normalmente utilizada como monovarietal, mas sim junto com outras variedades, como a Roussanne, a Viognier e a Garnacha Branca.

Para conhecer mais sobre a uva Marsanne, descubra o nosso vinho Le Petit Chat Malin 2015 Branco

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!
 

Deixe um comentário