Percorrendo o Douro

0

percorrendo-o-douro

Neste mês, nossas duas seleções são procedentes de vinhedos banhados pelo Rio Douro, em seu caminho por Portugal e Espanha. O microclima que este rio proporciona às terras de sua ribeira gera condições únicas para que, a cada ano, seus vinhedos nos ofereçam uvas excepcionais. Que são a base da elaboração de vinhos suculentos e frutados. Como este Douro4U 2015.

Fazia tempo que não apresentávamos um vinho da nossa querida Portugal. E buscar a essência dessa terra através do vinho de uma de suas mais emblemáticas Denominações de Origem é sempre um desafio para nós. Assim, mais uma vez o clube procura, cata e seleciona vinhos com caráter e personalidade originais para nosso querido associado.

Temos uma queda pelo Douro. E se por ventura você ainda não o conhece, quando for a Portugal reserve datas para visitar esta região vitivinícola única. Graças ao paciente trabalho da natureza e à ação do homem, o Douro é um território de imensa beleza. Mostra uma interação positiva entre o ser humano e seu entorno.
Em tempos onde a intervenção das pessoas costuma estar associada à destruição da natureza, é reconfortante visitar um lugar onde isso tem sido bom para todos. Não somente criando uma nova paisagem, mas melhorando-a com um equilíbrio perfeito. Que proporciona a criação de vinhedos incríveis para a elaboração do vinho. O resultado é uma visão maravilhosa e deliciosamente bem cuidada, por onde o rio Douro faz suas curvas e nos brinda com um autêntico prazer para os sentidos!

sociedade-da-mesa

A região única parece esculpida entre as montanhas, por onde o rio vai abrindo o seu caminho entre vales e praias fluviais, até chegar na desembocadura na cidade de Porto, com sua diversidade de igrejas, castelos, antigas bodegas e também as incríveis fazendas onde é produzido o icônico Vinho do Porto. As colinas, suavemente inclinadas, mostram linhas e mais linhas de terraços de cultivo. Com cepas que formam vinhedos a centenas de metros de altura, mostrando uma viticultura quase heróica e cativante.

Trata-se de um território onde podemos não apenas desfrutar da região vitivinícola do Alto Douro. Classificada como patrimônio da humanidade pela UNESCO, junto com o Centro Histórico de Porto e o Vale do Côa. Mas também do impressionante legado pré-histórico de arte rupestre, com restos arqueológicos na fronteira entre Espanha e Portugal. Considerados a arte Paleolítica ao ar livre mais importante do mundo.
São muitas as possibilidades de percorrer o Rio Douro. Mas para mim, sem dúvida, o percurso feito em um cruzeiro fluvial é a melhor maneira de explorar a beleza da região. E de ficar apaixonado pela grandiosidade de sua natureza.

regiao-douro

Douro4U

É a união de cinco produtores da região do Douro para promover e fazer com que se conheça os vinhos do Douro e Porto que se produzem a partir de seus diferentes “terroirs”, seguindo as pautas de cada bodega, o que permite apresentar um conjunto de vinhos únicos, com personalidade própria e diversidade.
São 5 enólogos e 5 projetos no Douro: Maria da Assunção Foy, da Terrus; Francisco Montenegro, da Aneto; Rui Xavier Soares, da Esmero; Rui Magalhães, da Quinta da Prelada, e Fernando Coelho, da Quinta de Tourais. Todos eles juntos no projeto Douro4U, unindo seus conhecimentos, vinhedos excepcionais e o compartilhamento de suas experiências para elaborar este vinho único.

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!
 

Deixe um comentário