Comer espinafre nos deixa mais fortes?

0

1shutterstock_281445440

Desde 1933, quando o personagem dos quadrinhos Popeye foi adaptado para desenho animado, o imaginário popular associa o espinafre ao ganho de força e energia. Na história das tirinhas, o marinheiro está sempre tentando proteger sua amada Olívia Palito das garras de Brutus. Para conseguir mais força e confiança, ele come uma lata de espinafre. Que faz seus músculos crescerem quase que imediatamente. Mas será que isso realmente acontece?

De acordo com o Dr. Roberto Debski, médico e Diretor da Clínica Ser Integral, em partes. “Os vegetais de folhas verde escuras têm diversas propriedades importantes para a saúde, são ricos em cálcio que fortalece os ossos, ferro e outros nutrientes, mas seu efeito não é tão imediato quanto no desenho animado”.

Para ele, os vegetais, como o espinafre, são verdadeiras farmácias naturais e devem estar presentes no cardápio diário de crianças e adultos, pois têm efeito protetor e preventivo contra diversas doenças crônicas.

Porém, no que diz respeito ao ferro (que seria de onde o Popeye tiraria sua força), o espinafre não é um dos alimentos de maior quantidade. Em 100g de espinafre há 2,7mg de ferro (ou 19% da necessidade diária), o que é bem baixo se comparado, por exemplo, ao gergelim, que carrega 14,6mg de ferro em 100g, ou ao cominho, que a cada 100g fornece 66,4mg do nutriente.

sociedade-da-mesa

De acordo com a nutricionista Nicolle Albanezi, o grande mérito do espinafre é ser rico em outros nutrientes. “O espinafre contém ferro, mas é mais rico em cálcio, magnésio, fibras, potássio, vitamina C e luteína. A luteína é um antioxidante encontrado no espinafre. Esse fitoquímico ajuda no processo de destoxificação do corpo. Ajuda a proteger os olhos, regular a pressão, fortalecer o sistema imunológico, circulatório e cardíaco”, explica.

Trocando em miúdos, a força que Popeye tira do espinafre é um mito. “Energeticamente falando, o espinafre tem poucas calorias. Uma porção de 100g de espinafre cru tem em torno de 20kcal. O conto do espinafre dar força ao Popeye acaba sendo produtivo. Mesmo que a função dele não seja fornecer energia. Pois popularizou o consumo de um alimento com boas propriedades”, conclui Albanezi.

Texto: Ana Carolina de Carvalho Almeida

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário