In Situ Edicion Limitada Carmenere 2015 | Seleção Mensal

0

1-in-situ-edic-ltda-carmenere-1Os vinhedos de onde vem o In Situ Edicion Limitada Carmenere 2015 são cultivados utilizando práticas de cultivo sustentável, minimizando as intervenções sobre o cultivo. Seu enólogo Horacio Vicente selecionou as parcelas de vinhedos onde pode capturar os aromas mais característicos da Carmenere de Aconcágua.

País: Chile

Região: Aconcágua

Indicação Geográfica: D.O. Valle de Aconcagua

Uva: 100 % Carmenere

Maturação: seis meses de crianza em barris de carvalho francês e americano

Álcool: 13,5% vol.

Produtor: Viña San Esteban

O vinho
Vindima manual. A uva é fermentada em depósitos de aço inoxidável a baixas temperaturas (26ºC). Após terminar a fermentação alcoólica, o vinho permaneceu 16 dias em contato com as peles. Uma vez finalizada a fermentação malolática, 50% do vinho ficou em depósito e 50% passou por barris de carvalho francês e americano, durante seis meses. Após a crianza, procedeu-se com o “assemblage” de ambos os lotes para logo engarrafar, buscando o caráter e a elegância aportada pela crianza no carvalho, junto à fruta e vida do vinho que permaneceu em depósito.

Cata
Cor cereja com capa média. Nariz fragrante ao se aproximar a taça. Fruta vermelha de boa intensidade, com lembranças de morangos maduros. Na boca, a fruta vermelha retorna equilibrada com madeira discreta e boa acidez na entrada, o que o mantém vivo.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Massas com molhos levemente picantes, como por exemplo espaguetes “à la matriciana”. Bacon, azeite de oliva e tomates cozidos ao fogo lento serão bons aliados para saborear este Carmenere.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve estar ao redor dos 15 a 17ºC. Não é necessário decantar o vinho nem abrir a garrafa com antecedência ao momento de consumo, pelo menos nos próximos meses.

Guarda
Está em um bom momento para consumo, com uma fruta viva. Porém, espera-se um desenvolvimento positivo na garrafa nos próximos meses. E se estima consumo ótimo dentro dos próximos três anos, a contar de 2017.

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!
 

Deixe um comentário