Melancia, pura água, sim, mas pura água vitaminada

melancia1É verdade que a melancia é composta basicamente por água? É, sim: 92% dela, aliás. Mas isso quer dizer que ela não tenha nutrientes? Nunquinha. A começar, inclusive pela água. Nosso precioso e insípido líquido é pura saúde, como você sabe. Para quase todos os tipos de situações e problemas de saúde, após as recomendações alopáticas ou homeopáticas, sempre vem a dupla infalível “faça exercícios físicos e…. beba água”.

Principalmente agora, que estamos em pleno verão, é altamente recomendável trazermos até você a química da melancia. E mais recomendável ainda é você consumi-la nesta estação, seja homem, mulher (principalmente se for gestante) ou criança. Basta dizer que, com essa quantidade de água, a vermelhinha vai, no mínimo, contribuir para que você esteja sempre bem hidratado.

Mas, além da água, a melancia é, sim, repleta de benefícios. Na alimentação, a Citrullus lanatus vai muito bem em sucos leves e deliciosos, como sobremesa e até mesmo em elegantes, saudáveis e saborosas saladas. E o que não falta são vitaminas e nutrientes nestes 8% que restaram. Confira o quadro:

VITAMINAS:
• Vitamina A: deixa a pele mais bonita, é boa para os olhos e aumenta a vida útil das células, combatendo a infecção dos glóbulos brancos.
• Vitamina B6 (Piridoxina): ajuda a produzir anticorpos e a formar glóbulos vermelhos, combatendo a anemia. Também contribui com o sistema nervoso.
• Vitamina C (ácido ascórbico): controla o colesterol, aumenta a imunidade, previne contra resfriados e ajuda a regular os radicais livres.

sociedade-da-mesa

MINERAIS:
• Licopeno: fortalece os ossos e ajuda a evitar a osteoporose. E nele, a melancia é líder, com um alto teor.
• Potássio: ótimo para o coração e para a pressão arterial. E ainda combate o estresse.
• Cálcio: forma uma dupla do barulho com o licopeno, no combate à osteoporose.
• Ferro: bom para deixar a gente forte e cheio de energia. Também produz hemoglobina, que facilita a circulação do oxigênio no sangue.

E como se tudo isso que você viu fosse pouco, a melancia ainda é magrinha. Também pudera, com tanta água nem podia ser muito calórica: são só 32 calorias a cada 100 gramas.

A descoberta dos benefícios da Citrullus lanatus aumenta a cada dia, a cada estudo, a cada mordida. Um bom exemplo é o cientista e pesquisador Bhimu Patil, da Universidade do Texas, que jura de pés juntos que a melancia tem efeitos vaso-dilatadores semelhantes ao viagra e, de quebra, aumenta a libido. Se for verdade, a melancia, além de saudável e útil, é agradável.

Texto: Rafael Souza

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

 

Deixe uma resposta