Conheça a uva Cinsault

0

3

Não é a primeira vez que esta varietal está presente em nossas seleções. Mas é a primeira vez que a apresentamos como monovarietal. Esta uva, originária do sul da França, possivelmente de Provence. Destaca-se em regiões vitivinícolas famosas, como Châteauneuf du Pape, Languedoc- Roussillon e Bandol.

Na Itália, seu cultivo é disperso, mas destaca-se como uma das variedades mais importantes na Córcega. Sua expansão limitou-se como varietal de destaque no Marrocos, Argélia, Líbano e África do Sul. Nesta última, ficou conhecida como Hermitage, e quando foi cruzada com a Pinot Noir, deu origem à emblemática Pinotage da África do Sul.

A Cinsault ou Cinsaut, é uma variedade com grande tolerância a altas temperaturas e é muito resistente à seca, porém é sensível a doenças, porque gosta de clima seco. Tudo isso a converte em varietal predominante onde os climas são mediterrâneos. Não é considerada uma variedade fina, já que se destaca mais pela produtividade que pela qualidade.

De grandes cachos cilíndricos, tem uvas de pele grossa e tendência a produzir colheitas abundantes, mas se controlarmos os rendimentos, obteremos vinhos muito melhores. Como acontece com outras varietais, durante anos sua alta produtividade deu-lhe o status de segunda classe, pouco apta para vinhos de qualidade, mas tem ganho prestígio, principalmente quando os vinhos elaborados procedem de velhos vinhedos.

sociedade-da-mesa

A Cinsault com frequência mistura-se a variedades como a Garnacha e a Mourvèdre para adicionar suavidade e bouquet aos vinhos, já que os elaborados com a Cinsault costumam ser muito aromáticos, de textura suave e taninos polidos. Seu profundo perfume e leves taninos fazem com que seja habitual elaborar-se rosados monovarietais ou como coupage.

Sun & Air Sauvignon Blanc 2016 e Sun & Air Cinsault 2015
Chegamos ao verão e nada melhor que uma Seleção Mensal como esta. Dois vinhos frescos e frutados Sun & Air Sauvignon Blanc e Sun & Air Cinsault. Dois vinhos da África do Sul para beber, beber e beber sem parar.
São vinhos que chamam a atenção e que foram elaborados com grande maestria pela enóloga Marinda Kruger-van Eck. Dois vinhos cuja fachada exterior condiz com o interior: puro frescor. Dois vinhos de uma seleção de velhos vinhedos trabalhados com técnicas vanguardistas de indiscutível qualidade.

Texto: Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário