A uva Montepulciano

0

A Montepulciano é a terceira variedade da uva mais plantada da Itália, e a 2ª de uva tinta, depois da Sangiovese. Cerca de 50% da superfície dos vinhedos da região de Abruzzo estão plantados com essa variedade, que encontra ali as condições ideais para o cultivo, mas também se estende por outras regiões do centro da Itália, como Lazio, Marche, Molise, Puglia, Toscana e Úmbria.

De tamanho de cacho medianamente grande, caracteriza- se pela forma cônica. Sua pele é grossa e libera muitos pigmentos durante a fermentação. É uma variedade de grande vigor, que precisa de solos bem drenados e fertilidade média.

Está muito adaptada ao clima mediterrâneo, que favorece seu amadurecimento tardio. Normalmente produz vinhos muito agradáveis e fáceis de beber. De cor rubi profundo com reflexos púrpura, e corpo médio, com uma intensa carga de fruta; baixa acidez e taninos moderados.

sociedade-da-mesa

Geralmente, o consumo desta varietal é destinado a vinhos jovens. Porém, cada vez mais produtores da região vêm apoiando-se em vinhedos velhos de baixa produção, elaborando fantásticos Montepulcianos para guarda.

São vinhos que demonstram suas aptidões após uma prolongada crianza em barril. E, posteriormente, em garrafa. Não devemos confundir este varietal com o famoso “Vino Nobile di Montepulciano”, vinho da Toscana produzido a partir da Sangiovese no município de Montepulciano.

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário