Il Badalisc Montepulciano 2016 | Seleção Mensal

0


Direto do centro da Itália chega a nós esta Seleção Mensal. Um monovarietal de variedade própria, que dá nome à sua Denominação de Origem: um 100% Montepulciano d’Abruzzo. Amável, com bom corpo, que se destaca pelo perfil frutado com uma intensa dose de fruta vermelha, a qual faz deste vinho um verdadeiro sonho. Il Badalisc é um dos muitos contos de monstros míticos e feras que habitaram a Europa, dizem as lendas transmitidas de geração em geração. A lenda conta que “Badalisc” vivia nos bosques da aldeia alpina de Andrista, na Itália, e atacava os povos da redondeza, saqueando ou atormentando as comunidades. O rótulo deste vinho foi inspirado na ideia de um mundo subterrâneo diabólico, onde seria o suposto lar da fera.

País: Itália
Região: Abruzzo
Indicação Geográfica: Montepulciano d’Abruzzo
Uva: 100% Montepulciano
Maturação: sem crianza
Álcool: 13% vol.
Produtor: Adria Vini

O vinho
As parcelas selecionadas das uvas Montepulciano procedem de vinhedos com entre 30 e 50 anos, de baixo rendimento nas colinas próximas à cidade de Rosciano, a 20 km ao sudoeste de Pescara. A fermentação aconteceu em pequenos depósitos de aço inoxidável, foi prolongada por 8 dias entre 28 e 30ºC, com remontados diários. Finalizada a fermentação alcoólica, o vinho foi trasfegado para realizer a fermentação malolática antes da clarificação, filtragem e engarrafamento.

Cata
Vermelho-cereja com borda roxa. Destacam-se intensas notas de fruta vermelha madura – cereja e ameixa, principalmente -, que se misturam com ligeiras notas animais e de especiarias. Na boca é equilibrado, fresco e com um tanino leve, de tato muito redondo e com uma passage longa e ampla.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Vamos sugerir para este Il Badalisc uma pizza tradicional, como a marguerita, quatro queijos, “prosciutto” ou até uma pizza mais atrevida, com ingredientes exóticos.

Serviço
Para ser consumido, deve estar ao redor de 15 ou 17ºC. Não é necessária sua decantação nem abertura com antecedência ao momento de consumo nos próximos meses.

Guarda
Está em um momento de boa expressão de fruta. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos três anos (2017 a 2020).

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário