Canjiquinha de camarão e linguiça

0

Restaurante Micaela – São Paulo – SP

TEMPO DE PREPARO: 1 hora
RENDIMENTO: 4 porções
GRAU DE DIFICULDADE: médio

INGREDIENTES
– 1/2 pimentão verde (brunoise pequeno)
– 1/2 pimentão vermelho (brunoise pequeno)
– 1/2 pimentão amarelo (brunoise pequeno)
– 1 cebola grande (brunoise pequeno)
– 3 dentes de alho
– 400g de canjiquinha (milho triturado granulação 3)
– 1/2 colher de sopa de colorau
– 500ml chá de capim-santo
– 24 camarões rosas médios
– 4 linguiças suínas finas (em pedaços)
– Caldo de legumes (quanto bastar)
– Azeite de oliva
– Suco de 4 tomates batidos
– Ciboulette (ou cebolinha) a gosto

CALDO DE LEGUMES
– 2 talos grandes de salsão
– 2 cebolas grandes
– 2 cenouras grandes
– Tomilho a gosto
– 5 folhas de louro grandes
– 4 dentes de cravo
– 5 pimentas pretas

sociedade-da-mesa

MODO DE PREPARO
Toste os legumes em uma panela com azeite para obter um caldo escuro. De preferência coloque primeiro as cenouras cortadas em rodelas, em seguida o salsão e a cenoura. Acrescente as ervas e especiarias e, em seguida, água até cobrir os legumes 3 vezes. Deixe em fogo muito baixo por aproximadamente 4 minutos sem deixar levantar fervura, para obter um líquido saboroso. Reserve.

PARA A CANJIQUINHA
Em uma panela de sua preferência, coloque azeite, os pimentões e refogue em fogo baixo. Em seguida, acrescente a cebola e o alho, por último o colorau, fritando-o para não subir no caldo. Coloque a canjiquinha e vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos, como se fizesse um risoto, até que a canjiquinha fique al dente, ou como preferir.

Após feita a base, o importante agora é puxar, em uma frigideira à parte, a linguicinha fina até dourá-la, e deixar aquele fundinho especial que agrega o sabor ao prato. Retire as linguiças e frite rapidamente os camarões temperados com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Coloque o suco do tomate na frigideira para deglacear (soltar o fundo saboroso da panela), coloque a canjiquinha, as linguiças e o chá de capim-santo. Mexa para soltar o amido, acrescente o caldo de legumes (quanto bastar para que não fique um prato seco, deve ter um caldinho) e os camarões. Deixe por mais 2 minutinhos, desligue e coloque a ciboulette picada. Sirva-se e bom apetite.

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário