Fariña 75 Aniversario 2014 | Seleção Obras-Primas

0

Recentemente, apresentamos em uma de nossas seleções mensais, um dos vinhos mais conhecidos da Bodegas Fariña, o Gran Colegiata. Nesta ocasião, como fruto de uma fantástica negociação da nossa equipe, apresentamos um vinho ícone dessa bodega. Preparem-se para desfrutar deste Fariña 75 Aniversario 2014. Uma homenagem ao 75º aniversário da bodega fundada em 1942 – um vinho elaborado com 100% da variedade Tinta de Toro (Tempranillo). Um exemplo claro do quão grandes podem chegar a ser os vinhos desta região. Se você desfrutou daquela seleção anterior, prepare-se para o Fariña 75 Aniversario 2014. Um vinho que nos permitirá continuar descobrindo a D.O. Toro.

País: Espanha
Região: Castilla y León
Indicação Geográfica: D.O. Toro
Uva: 100% Tinta de Toro
Maturação: 18 meses em barris novos de carvalho 85% americanos e 15% franceses
Álcool: 14,5% vol.
Produtor: Bodegas Fariña

O vinho
Seleção dos melhores e excepcionais vinhedos plantados em pé-franco. Alguns deles com mais de 100 anos de idade. Uma altitude média de 700 metros sobre solos arenosos é a origem deste grande vinho. Coleta manual em caixas. Após um suave desengace e esmagamento, a uva passou para depósitos de aço inoxidável, onde se realizou uma maceração pré-fermentativa antes da fermentação alcoólica. Foram feitos suaves remontados e afundamentos diários do chapéu (cascas que flutuam na superfície do tanque) para extrair todo o potencial desta uva premium, que realizou a fermentação malolática em barris novos de carvalho 85% americanos e 15% franceses, para logo completar sua crianza nesses mesmos barris, até alcançar os 18 meses de maturação.

A cata
Vermelho-cereja intenso de grande densidade, quase opaco e com lágrima destacável. Primeiras notas de fruta preta muito intensa, como amoras e ameixas, seguidas por frutas vermelhas maduras. A madeira aparece em um segundo plano, com notas especiais de cacau e folha de tabaco. A boca é firme e com a acidez correta, onde se destaca a estrutura que se apoia em taninos muito integrados, que aportam longitude e volume. Trata-se de um vinho com caráter, longo trajeto na boca e grande densidade e estrutura.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Um vinho contundente e com estrutura. Pede pratos untuosos, gordurosos e carregados de proteínas. Excelente companheiro para ensopados, risotos densos e todos os tipos de carne. Uma sugestão interessante seria um prato muito simples, porém contundente: ovos fritos com azeite de oliva extra virgem, “jamón” curado e batatas fritas. E não se esqueçam de um bom pão para acompanhar.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve encontrar-se em torno dos 16 a 18ºC. Não é necessária sua decantação nem abertura prévia ao momento de consumo, ao menos durante os próximos meses.

Guarda
Claramente, este vinho nasceu para crescer na garrafa, por isso, recomendamos manter pelo menos uma garrafa para desfrutar mais tarde. Se for consumido depois de 2018, certamente será necessário decantá-lo e oxigená-lo pelo menos uma hora antes do consumo, para ganhar complexidade e intensidade. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos 10 anos (2017 a 2027).

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário