Os primeiros guardanapos da história foram egípcios, gregos e romanos, mas sua função não consistia em limpar o cantinho da boca, e sim remover os resíduos de comida e o óleo acumulados nas mãos, que na época faziam o papel dos talheres.

Romanos de castas nobres utilizavam uma peça de tecido denominada sudarium, para enxugar o rosto. O mais comum até a Idade Média, no entanto, era se livrar dos restos de refeição impregnados, simplesmente passando os dedos na tolha da mesa, se houvesse uma, ou nas próprias roupas, naturalmente.

Hábitos bárbaros, diriam os versados em etiqueta e comportamento à mesa. Leonardo da Vinci, que inaugurou um restaurante vegetariano ao lado de Botticelli em pleno século XV, possivelmente pensava parecido. Além de inventar o menu, o gênio deu forma e função ao guardanapo como o conhecemos.

Sem suspeitar que o adereço seria explorado para outros fins, após a substituição do algodão e do linho pelo papel, a partir da década de 1970. Sem imaginar que ele daria voz a pensamentos e desejos, como instrumento de comunicação. Quantos não desenharam, anotaram, mandaram recados ou trocaram mensagens de paquera, via guardanapo?

Se existem os segredos de liquidificador de Cazuza, existem poetas de guardanapo, os famosos e os anônimos. Neste ano de 2017 mesmo, o Presidente da República em exercício, Michel Temer, recitou ao vivo, em certa rádio de São Paulo, uma poesia escrita por ele dentro de um avião. Não tão conhecido, mas com um número respeitável de seguidores nas redes sociais, o publicitário Pedro Antônio passou a fotografar e postar suas frases de vida e amor, rascunhadas nos guardanapos de bares de esquina. Dizem que poesia boa não necessita de palco, nasce no papo do boteco e se revela no papel do guardanapo.

sociedade-da-mesa

GUARDANAPOS ETERNOS.
Sentimentos elevados também inspiraram o americano Garth Callaghan. Lutando contra o câncer e a baixa expectativa de vida; temeroso de não conseguir criar a filha, Garth escreveu 826 mensagens à Emma. Para que a jovem recebesse um recado por dia, até entrar na faculdade, acontecesse o que acontecesse. Todas as notas de amor acabaram reunidas no livro “Napkin Note Dad”. Algo parecido fez outro pai americano, Jonathan Palmisano, para encorajar as idas do filho à escola. Sempre que o menino abria a lancheira, se deliciava com personagens engraçados e recados positivos estampados no guardanapo.

Da mesma forma, o objeto tem papel marcante no mundo dos negócios. A banda de rap Death Grips anunciou sua dissolução através de um comunicado de guardanapo compartilhado no Facebook. A saga bilionária de Harry Potter começou através de ideias de guardanapo, nascidas em bares e trens frequentados por J.K. Rowling. E o Futbol Club Barcelona deve tanto a Lionel Messi quanto a Carles Rexach, secretário técnico da agremiação em 2000: foi ele quem selou o compromisso contratual do craque argentino, em um guardanapo. Que permanece fechado a sete chaves, a exemplo do complexo processo de dobraduras do guardanapo Habsburgo, ainda hoje considerado segredo de Estado na Áustria.

Texto: Fábio Angelini

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!