A uva Tinta Barroca

0

Esta uva destaca-se por produzir vinhos elegantes, aromáticos. Sempre muito frutados, suaves e redondos na boca. Seus aromas mais destacados costumam ser de cerejas, ameixas maduras, cortiça e bosque úmido. A pele é de grande intensidade quanto à matéria colorante, mas ao mesmo tempo é muito fina, o que a faz mais sensível à umidade e, consequentemente, aos fungos.

São uvas mais ricas em antocianinas do que em taninos e, portanto, aportam mais cor que estrutura. As características da Tinta Barroca fazem com que se destaque quando combinada com variedades mais tânicas, por isso, raras vezes é utilizada como monovarietal e mais vezes como uma uva de mistura. Mas sendo essa uma cepa mais utilizada nos vinhos de corte, poucos são os varietais produzidos a partir dela. Curiosamente, é bem longe de Portugal que esta uva é utilizada ocasionalmente como monovarietal: na longínqua África do Sul.

No entanto, a Tinta Barroca é uma das principais variedades da região do Douro. É a terceira em extensão de cultivo, atrás da Touriga Franca e da Tinta Roriz. Tradicionalmente é uma variedade muito popular entre os viticultores, graças à sua generosidade produtiva. Normalmente era cultivada nas regiões mais frescas ou mais sombrias da vinha. Para diminuir sua capacidade de produzir muito açúcar nos anos mais quentes.

Se você nunca degustou um vinho produzido com a Tinta Barroca, saiba que esta é uma das uvas permitidas e recomendadas para a elaboração dos famosos vinhos do porto.

sociedade-da-mesa

ADEGA CARLOS ALONSO
Carlos Alonso Douro Wine é uma bodega familiar criada em 1985. Seu proprietário e fundador, Carlos Alonso, sempre quis refletir em seus vinhos, o caráter e a personalidade dos vinhos do Douro, utilizando em suas elaborações as variedades tradicionais da região.

Bodegas pequenas e familiares como esta elaboram vinhos de marcada personalidade. Procuram fazer isto com uvas locais, de seus próprios vinhedos ou das mãos de viticultores locais com os quais mantêm relações estreitas. Essa associação também garante uma conexão perfeita entre a viticultura e a vinificação. Que se materializa pela mão de seus enólogos, Jorge Alves e Valter Silva, que apostam, junto com a propriedade, em estreitar as relações entre viticultor e bodega. Chave fundamental para a qualidade de seus vinhos.

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário