Agenda: Outubro

0

8 A 11 DE OUTUBRO
SAN SEBASTIÁN GASTRONOMIKA 2017
GASTRONOMIA INDIANA É TEMA DE FESTIVAL NO PAÍS BASCO

Uma das maiores conferências mundiais de gastronomia, responsável por reunir chefs estrelados de diferentes países, o San Sebastián Gastronomika volta a acontecer neste ano, entre os dias 8 e 11 de outubro, no País Basco.
Nessa edição, a gastronomia indiana, considerada como fascinante, repleta de cultura e de contrastes étnicos, será o tema do evento. Ressaltando sua popularidade com a comida de rua, o tandoor, um tipo de forno típico da região da Ásia Central e o arroz indiano, além das especiarias tão famosas do país.
A visão global de trazer os segredos das cozinhas regionais e religiosas através de grandes pratos e receitas, e a nova culinária indiana, fazem parte do encontro revelando as tradições antigas e as novidades da culinária de raiz do país, que pela primeira vez será apresentada no festival.
O chef do melhor restaurante da Ásia, Gaggan Anand estará presente no Gastronomika e será acompanhado por 13 colegas e compatriotas, para descobrir e apresentar a diversidade da cozinha local. Cerca de 50 chefs com estrelas Michelin, incluindo o terceiro e quarto melhores restaurantes do mundo, completarão a programação com muitas surpresas.
Serviço:
San Sebastián Gastronomika 2017
Data: 8 a 11 de outubro
Mais informações: www.sansebastiangastronomika.com

11 A 15 DE OUTUBRO
MONDIAL DE LA BIÈRE

5º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CERVEJAS ACONTECE NO RIO

O Pier Mauá, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, é novamente o local escolhido para a realização do Mondial de La Bière, um dos maiores eventos de cerveja do mundo, que acontece durante cinco dias em outubro, para a alegria dos apreciadores de cervejas especiais.
Nos três pavilhões onde é realizado o evento, há uma movimentação de pessoas que buscam conhecer as novidades das cervejarias participantes. A última realização do festival reuniu um público de 48 mil interessados e amantes da bebida. Cada ingresso dá direito a um dia de excursão pelos armazéns. A novidade deste ano é que o público será o responsável por eleger as melhores cervejas do festival através de votação on-line. Diferente do ano passado, quando as escolhas foram feitas por um time de jurados.
Com o objetivo de oferecer entretenimento e degustação, o festival é realizado mundialmente em Montreal, no Canadá. E em Mulhouse, na França. No Brasil, acontece desde 2015 e anualmente vem se tornando referência entre os produtores de cervejas artesanais e as principais marcas do país.
Serviço:
Mondial de La Bière
Data: 11 a 15 de outubro
Mais informações: www.mondialdelabiererio.com

sociedade-da-mesa

16 E 17 DE OUTUBRO
AUTOCHTONA

VINHOS ITALIANOS DE EXCELÊNCIA SÃO DESTAQUES DE EVENTO

Para exaltar a tipicidade dos vinhos de variedades únicas e raras da rica tradição italiana, nos dias 16 e 17 de outubro acontece o Autochtona, no dell’Alto Adige, em Bolzano, na Itália. Região onde a cultura enológica é uma das mais antigas da Europa.
No encontro, serão reunidos rótulos de vinhos elaborados por produtores que trabalham diretamente com as uvas e com todo o processo de produção, da vinha à garrafa. Esse é um pré-requisito essencial para as produções de vinhos tintos e brancos de qualidade, e um dos fatores principais para participarem do Autochtona.
Uma das atrações mais aguardadas do evento é a degustação para decidir os vinhos nas categorias “Melhor Lagrein”, “Melhor Lagrein Riserva” e “Melhor Lagrein Kretzer”, a partir de uma seleção de mais de 60 rótulos. “Lagrein é uma variedade especial que tem características únicas”, revela Peter Schleimer, presidente do júri.
Essa uva é uma variedade antiga que se adapta com mais facilidade na região ensolarada do dell’Alto Adige, no nordeste da Itália. Os vinhos feitos com essa casta geralmente são encorpados, fortes e extremamente aromáticos, o que desperta o interesse de diversos apreciadores.
Serviço:
Autochtona
Data: 16 e 17 de outubro
Mais informações: www.fierabolzano.it/autochtona

21 DE OUTUBRO
WINE, CHEESE E CHOCOLATE

LOS ANGELES SEDIA HARMONIZAÇÃO DE GULOSEIMAS E VINHOS

Duas das mais gostosas iguarias da gastronomia mundial são destaques do WineLA, em uma aula especial que explorará os contrastes e as delícias sensoriais que vinhos; queijos e chocolates proporcionam, no dia 21 de outubro, em Los Angeles, na Califórnia (E.U.A.).
Dicas de como harmonizar queijos e chocolates com vinhos. Explorando os fatores de robustez; viscosidade; aromas; sabores; complexidade e suas variedades serão apresentadas no encontro, que também conta com degustações e explicações sobre os componentes de cada iguaria e dos vinhos.
A seleção harmonizada será composta por 5 tipos de queijos, 5 tipos de chocolates e 10 vinhos escolhidos por um sommelier, destacando alguns rótulos de vinhos americanos, como o La Fenetre Bien Nacido Vineyard Old Vines Pinot Noir Santa Maria Valley 2010; e o Burgess Cellars Syrah Napa Valley 2010.
Serviço:
Wine, Cheese e Chocolate
Data: 21 de outubro
Mais informações: www.winela.com/wcc

Texto: Amanda Ivanov

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

 

Deixe um comentário