Esta coluna vai resgatar lembranças gastronômicas que têm lugar cativo na memória de chefs consagrados. Aquele prato preparado por alguém especial e que até hoje aguça o paladar. E não basta relembrar, o chef vai ensinar a prepará-lo também.

As raízes da família pernambucana sempre estiveram presentes na vida do chef Rodrigo Oliveira, que transformou o restaurante Mocotó em um ‘point’ na Zona Norte de São Paulo. Aqui, ele revela qual prato típico marca sua memória afetiva!

“Este prato era muito corriqueiro em nossa casa, por isso é muito marcante para mim. Aprendi a fazê-lo com minha mãe, dona Lurdes, e quando passei a cuidar da cozinha do Mocotó, aprimorei a receita adicionando o queijo Catupiry® e alterando um pouco o tempero da carne para deixá-lo ainda mais gostoso. Este é um prato que me lembro de comer desde sempre, e tornou-se um clássico no restaurante”.
Chef Rodrigo Oliveira, restaurante Mocotó

sociedade-da-mesa

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA
Rendimento:
4 porções

INGREDIENTES:
Para o purê:
500g de mandioca cozida e amassada
125ml de leite
25g de manteiga
Sal e pimenta branca a gosto

Para o recheio de carne-seca:
250g de carne-seca desfiada
40g de azeite
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola roxa em cubinhos
1 talo grande de salsão em cubinhos
50g de queijo Catupiry®

Para finalizar:
50g de queijo de coalho
4 unidades de pimenta-biquinho em conserva

Modo de preparo:
Doze horas antes do início da preparação do escondidinho, coloque a carne-seca de molho em água filtrada, trocando-a por duas vezes a cada 6 horas. Depois escorra a carne-seca e leve para cozinhar coberta por água até que fique mole e fácil de desfiar. Desfie a carne-seca e reserve. Misture todos os ingredientes do purê até que se torne uma massa lisa e homogênea. Reserve em temperatura ambiente.
Para o recheio, em uma caçarola refogue a cebola e o alho no azeite até começar a dourar, junte o salsão e a carne-seca e refogue. Monte o gratinado nessa ordem: purê, recheio de carne-seca, Catupiry®, purê para cobrir. Finalize com o queijo coalho sobre o purê e uma pimenta-biquinho no meio. Asse a 200oC por 15 minutos ou até que o queijo esteja dourado.

Serviço:
Restaurante Mocotó – Av. Nossa Sra. do Loreto, 1.100 – Vila Medeiros/SP.

Texto: Simone Cunha

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!