The WineHouse 2015 | Seleção Mensal

0

Temos bastante afinidade pelos vinhos do Douro. São vinhos dos quais gostamos, mas como sempre, não estamos somente atrás de vinhos de uma região específica, mas sim de localizar vinhos com uma excelente relação de qualidade e preço, como este que estamos apresentando. The WineHouse 2015, elaborado por Carlos Alonso Douro Wine, é um vinho tinto de estilo contemporâneo, intenso e elegante, que reflete a versatilidade e atualidade dos vinhos do Douro. Um excelente vinho, elaborado com uvas procedentes de vinhedos com idade média de 25 anos, situados no coração do Cima Corgo, em Castelo do Douro, à margem direita do rio Douro.

País: Portugal
Região: Douro
Indicação Geográfica: DOC Douro
Uva: 50% Touriga Franca, 20% Touriga Nacional, 15% Tinta Barroca e 15% Tinta Roriz
Maturação: 9 meses em barris de carvalho francês 15% usados
Álcool: 14% vol.
Produtor: Carlos Alonso Douro Wine

O vinho
A vindima das diferentes variedades realizou-se entre a 3ª e a 4ª semana de setembro. Todas as variedades foram vinificadas separadamente, em depósitos de aço inoxidável de pequena dimensão. A temperatura média de fermentação foi de 28ºC e durou 10 dias, seguidos de mais 5 dias para a maceração pós-fermentativa. Depois da fermentação malolática, o vinho envelheceu em barris de carvalho francês nove meses, após os quais se estabilizou, finalmente foi engarrafado e envelheceu pelo menos mais três meses antes de sua comercialização.

Cata
Cor cereja intenso e reflexo malva. As primeiras sensações no nariz são de fruta de intensidade média, frutos vermelhos maduros como a groselha e framboesa, que se misturam com ameixas passas, notas florais e fundo de madeira. Na boca é intenso com excelente volume, acidez equilibrada e taninos de boa qualidade. Final longo e complexo.

sociedade-da-mesa

Harmonização
The WineHouse 2015 vai bem com todo tipo de aves de curral, embutidos curados ou presunto defumado, mas peixes com molho, como um bacalhau, também podem ser bem acompanhados por este suculento tinto.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve encontrar-se em torno dos 15 a 17ºC. Procure não superar este intervalo de temperatura, porque o álcool começará a ser notado, reduzindo os aromas de fruta Madura e notas de crianza. Não é necessário decantar pelos próximos meses.

Guarda
Para beber neste momento, mas com capacidade de guarda e uma esperada evolução positiva em garrafa nos próximos meses. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos três anos (2017 a 2020). Um vinho acessível, franco e direto, mas com caráter, que nos leva para a icônica região do Douro.

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário