De nossa última visita ao Piemonte, selecionamos, entre outros vinhos, esta joia – um Barbera 100%, fresco, frutado, elegante, intenso, onde a qualidade, o sabor e a personalidade são desfrutados a cada gole. Um grande vinho para não se esquecer, este Cascina Castlet Barbera 2015. Somos fascinados por esta região e, quando descobrimos vinhos assim, pensamos sempre em compartilhar com nossos associados. Sentimo-nos orgulhosos por poder apresentar uma Seleção Mensal com uma relação qualidade-preço insuperável.

País: Itália
Região: Piemonte
Indicação Geográfica: Piemonte DOC
Uva: 100% Barbera
Maturação: sem crianza
Álcool: 14% vol.
Produtor: Cascina Castlet

O vinho
As uvas foram vindimadas na primeira semana de outubro de 2015 e, posteriormente, fermentadas a temperaturas controladas por aproximadamente seis dias. Os remontados frequentes colaboraram para uma ótima extração de matéria colorante e aromas. Após a fermentação alcoólica, o vinho foi trasfegado para realizar a fermentação malolática. Após um breve período de amadurecimento, foi engarrafado e afinado em depósitos de aço inoxidável, para, poucos meses após, oferecer a frescura e a fragrância típicas de sua juventude ao mercado.

Cata
Profunda cor vermelho-cereja com reflexos rubi. Nariz elegante onde a fruta vermelha é a protagonista, junto com notas florais como a violeta, e leves sensações de erva fresca e especiarias. Bom balanço na boca, com uma passagem firme, porém equilibrada, onde novamente o frescor é protagonista. Retrogosto longo, amplo e com lembranças da fruta vermelha notada no nariz.

sociedade-da-mesa

Harmonização
A cozinha tradicional do Piemonte é robusta, rica em sabores e diversa, mas tem algo que a diferencia: o respeito à matéria-prima. Muitas vezes, pratos simples convertem-se em verdadeiros manjares. Fazendo honra a essa cultura gastronômica, nesta ocasião optamos por recomendar pratos simples na elaboração, os quais, durante nossa visita, deleitaram-nos durante as catas. Começaremos com uma salada russa com verduras cozidas, atum, ovos e maionese, para continuar degustando nosso Barbera com nhoque com molho. É insuperável, podem acreditar.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve estar em torno dos 15 e 17ºC. Não é necessária a decantação nem tampouco abrir a garrafa antes do momento de consumo. Ao menos, não nos próximos meses.

Guarda
Está em um momento excelente para a boa expressão frutal. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos 4 anos, de 2017 a 2021.

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!