Curiosidade à la carte

Tem gente que não suporta self-service. Prefere ser servido a se servir no popular “quilinho”, ou seja, gosta mais do menu à la carte.

A expressão de origem francesa, para quem nunca pensou nisso, significa algo na linha de “como está no cardápio”. Quem dá preferência ao atendimento à la carte sempre sabe de antemão o que vai comer e beber, e também quanto vai pagar, pois o menu à la carte, via de regra, apresenta os preços.

sociedade-da-mesa

Então, é como o PF? Na-na-na-não! Este tipo de cardápio apresenta várias opções para o cliente, enquanto o PF caracteriza-se pelo chamado “menu fixo”, em francês chamado de “table d’hôte”, que tem pouca variedade e preço único.

A vantagem do à la carte, assim como no PF, é que você evita surpresas na hora de pagar a conta. A desvantagem, implícita, é que não adianta querer inventar. O prato é aquele mesmo. E poucos restaurantes permitem que se acrescente ou exclua algo.

Texto: Paulo Samá

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe uma resposta