Tudo começou em 1853, quando o Sr. Vanderbilt – magnata americano das estradas de ferro – resolveu jantar no restaurante Saratoga Springs, estado de Nova Iorque. Àquela altura, a batata frita já estava convertida em acompanhamento queridinho das refeições.

Porém, as batatas que chegaram à mesa do figurão não agradaram, e ele as devolveu várias vezes, reclamando que vinham muito grossas, encharcadas e sem sal.

O chef da casa, George Crum, ficou extremamente irritado com as sucessivas recusas. Então, pensou em dar uma resposta culinária sarcástica; fatiou as batatas tão finas quanto folhas de papel, fritou-as bem crocantes (para que não pudessem ser espetadas com um garfo), e adicionou pitadas extras de sal.

Para sorte do cozinheiro, o tiro saiu pela culatra, e o ricaço amou a invenção que todos conhecemos como batata chips. A batata Mr. Crum’s tornou-se a mais famosa do planeta, e até hoje utiliza a receita original. Abençoado cliente chato, esse Vanderbilt.

Texto: Fábio Angelini

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!