Domaine de Vedilhan Viognier 2016 | Seleção Mensal

0

Desfrutem destes dois fantásticos vinhos: frescos, frutados e cheios da essência que só uma terra como o Languedoc possui.
Vinhedos de 40 anos cultivados sobre solos aluviais, permitem cultivar a Viognier, que é uma uva difícil, em perfeitas condições para poder adquirir os característicos aromas florais que caracterizam este fantástico branco de Domaine de Vedilhan Viognier.

País: França
Região: Languedoc
Indicação Geográfica: Pays d’OC IGP
Uva: 100% Viognier
Maturação: Sem passage por barril
Álcool: 14% vol.
Produtor: Domaine de Vedilhan

O vinho
Viognier é uma variedade complicada, difícil para escolher a data de vindima. A dificuldade está no equilíbrio aromático de amadurecimento, que é a chave para manter seus aromas de fruta o mais frescos possíveis. Do contrário, os aromas rapidamente ficam enjoativos e pesados. Por isso o enólogo deve estar muito atento à data da vindima, para que seja possível capturar os característicos aromas florais e de pêssego do vinho.
Isso se consegue escolhendo o momento adequado através de uma seleção rigorosa na bodega. A uva foi prensada sem maceração. Após separar a fração mais limpa do mosto, este fermentou em aço inoxidável a baixas temperaturas durante 15 dias, para logo ser transferido e decantar de forma natural. Após uma leve clarificação e filtragem, o vinho foi engarrafado.

Cata
Com reflexos dourados, apresenta-se limpo e brilhante. No nariz é uma autêntica explosão de fruta bem madura, onde as lembranças tropicais fundem-se com notas de flor de amêndoa e de laranja. Na boca, mostra-se equilibrado e amável. Rico e perfumado, com lembranças de pêssego, abacaxi e manga, e boa sensação de frescura na passagem pela boca.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Estamos em bom momento para desfrutar deste delicioso Viognier com uma salada de cítricos, com um peixe no vapor, um ceviche ou tartar levemente temperado. São perfeitos acompanhantes para este delicioso Domaine de Vedilhan Viognier 2016.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve encontrar-se entre 8 e 10ºC. Não é necessário decantá-lo nem tampouco abrir a garrafa com antecedência ao momento de consumo. O importante é manter a temperatura indicada, para desfrutar plenamente deste vinho.

Guarda
Para beber neste momento com boa intensidade de fruta. Esperamos uma evolução positiva na garrafa para os próximos meses. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos dois anos (2017 a 2019).

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário