Nova técnica pode fazer frutas durarem até 4 semanas sem estragar

0

Trata-se do chamado nano-revestimento, desenvolvido por cientistas do Instituto de Ciências e Tecnologia da Coreia – KAIST. A técnica de preservação consiste na aplicação, por apenas cinco segundos, de um spray borrifado nas frutas, que aumenta sua resistência por várias semanas.

O segredo do tal spray é a utilização, em sua composição, de polifenóis derivados de plantas, que compõem um aditivo alimentar – não tóxico, ressalte-se – com propriedades antibacterianas que protegem as frutas do apodrecimento.

Os testes foram feitos com tangerinas (mandarinas para os coreanos). Armazenadas durante 28 dias sob uma temperatura de 25ºC. Ao final do período, 100% das frutas que receberam o nano-revestimento continuavam comestíveis. Outro teste, feito com morangos, preservou a metade das frutas que foi tratada por 58 horas.

sociedade-da-mesa

Com estes resultados, e graças à rapidez de aplicação da nova tecnologia, já estão sendo planejados estudos para utilização em massa do tratamento já no momento das colheitas. Isso poderia ser um dos caminhos para solucionar parte dos problemas de desperdício alimentar. Estima-se que, com a utilização de alimentos desperdiçados, haveria capacidade para se alimentar 2 bilhões de pessoas.

FONTE: THE TELEGRAPH UK

Texto: Rafael Souza

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário