Quando ainda comandava os E.U.A., Barack Obama foi tema de um artigo do New York Times intitulado “Obama After Dark: The Precious Hours Alone” – “Obama à noite: as preciosas horas em que fica sozinho”. A matéria tratava dos hábitos noturnos do então presidente, e entrevistava pessoas próximas a ele, como o amigo e chef Sam Kass, que falou sobre sua disciplina em relação à comida, evitando refrigerantes e produtos não saudáveis.

Kass revelou que o lanche noturno do mandatário americano incluía sete frugais amêndoas. “Nem 6 nem 8”, brincou o chef na ocasião. “Apenas 7”. A história ganhou corpo e o próprio Obama não desmentiu, quando inquirido em entrevista dada à NBC: “…são um ótimo lanchinho. Eu recomendo veementemente”, confirmou o hoje ex-presidente da nação mais poderosa do planeta.

De fato, as amêndoas são excelentes aliadas para quem busca um organismo saudável. Muita gente costuma levá-las ao escritório para uma boquinha moderada durante a tarde, junto com outras sementes – a amêndoa é a semente do fruto da amendoeira, chamada de Prunus dulcis, apesar de ser considerada popularmente uma fruta seca.

sociedade-da-mesa

Toda essa boa fama atual não era sequer imaginada quando as amêndoas chegaram ao Brasil. Dizem que as amendoeiras aqui aportaram nos primeiros navios portugueses, não porque seus frutos fossem gostosos ou saudáveis, mas sim porque seus troncos serviam de contrapeso para as embarcações, sendo abandonadas (árvores, frutos e sementes) nas praias após a chegada.

Seja como for, aquelas amendoeiras deram frutos.

E hoje conhecemos bem suas características e componentes importantes. Entre outras benesses que veremos mais adiante, a amêndoa é rica em Vitamina E e fibras, além de ser a fruta seca que tem o maior índice de proteínas. Estudos comprovam sua eficácia quando associada a programas de perda de peso, devido à sensação de saciedade que promove após o consumo. Ela vai bem para quem tem intolerância à lactose, por conta do teor de cálcio, e para quem pratica esportes, pois aumenta os níveis de energia.

Possui ainda gorduras monoinsaturadas, que contribuem para a melhoria da circulação. Ajudam a diminuir os radicais livres e a regular o colesterol. Outras análises apontam que ela tem utilidade no combate ao envelhecimento. Sem falar de seus óleos e essências, como o conhecidíssimo óleo de amêndoa, que é bom pra cuidar da saúde e da beleza, funcionando como um hidratante natural. E mais: a semente tem uma composição que vai muito além das já citadas fibras, proteínas e Vitamina E. Veja no quadro.

• Vitamina B2 (Riboflavina): atua na cicatrização e contribui para o crescimento e desenvolvimento.
• Vitamina B6 (Piridoxina): anti-inflamatória e contribui para o equilíbrio hormonal.
• Vitamina B9 (ácido fólico): muito útil para a saúde das gestantes, também ajuda a produzir as hemácias (glóbulos vermelhos) e a combater a anemia.
• Vitamina K: atua na coagulação do sangue e protege as artérias da calcificação.
• Magnésio: um forte aliado na batalha contra os radicais livres.
• Cálcio: fortalece os ossos e é ótimo para combater a osteoporose.
• Fósforo: faz muito bem pra cabeça e pra boa memória.
• Potássio: ajuda no controle da pressão arterial e previne doenças cardiovasculares.
• Ômega 3 e Ômega 6: ácidos graxos que têm inúmeros benefícios, entre eles ajudam a controlar a pressão, fortalecem o sistema imunológico e contribuem para a inteligência.

Com tantas vantagens, chega a ser curioso que a amêndoa também seja um ingrediente que acompanha bem gulodices como bolos; tortas; muffins; cookies e outros. Mas não são apenas alimentos gordinhos que vão bem com ela. Há milhares de receitas interessantes. E, no momento, nos vem à cabeça o delicioso salmão preparado com crosta de amêndoas. E, lembrando da época em que estamos, elas são presença quase que obrigatória nas mesas das festas. Não precisa ser só 6, 7 como Barack Obama, ou apenas 8. Só não exagere.

Texto: Renato Soares

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!