Graças à situação dos vinhedos, onde as maturações produzem-se de forma lenta, é possível elaborar vinhos como este Sandalo de Altolandon 2015 apresentado nesta Seleção Mensal. Não esperem um vinho tinto típico da região, potente e intenso, mas sim um elegante vinho, que sobressai por seu frescor e fruta intensa. Um vinho de terreno, onde se nota que a bodega continua fiel às suas raízes.

País: Espanha
Região: Castilla La Mancha
Indicação Geográfica: D.O. Manchuela
Uvas: 50% Syrah e 50% Cabernet Franc
Maturação: 4 meses de crianza em barris de carvalho francês de 225 e 300 litros
Álcool: 14,5 % vol.
Produtor: Bodegas Altolandon

O vinho
A elaboração foi realizada em depósitos de aço inoxidável de 6.000 litros, para extrair ao máximo as melhores qualidades das uvas, a cor e os aromas. A fermentação alcoólica realizou-se de maneira espontânea, com levedura autóctone, a qual se desenvolve e expressa ao máximo potencial a origem do vinho. A temperatura da fermentação alcançou os 26 graus no seu ponto mais alto, procurando preservar ao máximo os aromas frutais do vinho.

Realizou-se também uma maceração pós-fermentativa, onde o vinho ficou em contato com as peles durante 2 a 3 semanas, controlando-se a temperatura durante esse período. Após finalizar a maceração, o vinho foi prensado e levado diretamente para os barris de carvalho francês de 225 e 300 litros, para a fermentação malolática, também de um modo natural. Após a fermentação, o vinho passou por crianza de quatro meses em barris, período no qual o enólogo procedeu o assemblage em depósito de aço inoxidável, onde decantou e estabilizou de forma natural, antes do engarrafamento.

Cata
Intensa cor cereja com borda púrpura. Aromas de fruta vermelha madura, cereja e groselha, com notas de alcaçuz e um fundo de especiarias elegante, que se une com notas tostadas. Sua entrada na boca é estruturada, com bom frescor, recuperando os aromas de fruta vermelha e notas de torrado da crianza. Longo, denso e muito equilibrado.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Estes vinhos com estrutura, potência e elegância ao mesmo tempo, sempre combinam bem com carnes assadas. Por isso, recomendamos degustar o Sandalo de Altolandon 2015 com um suculento pernil de vitela com tomatinhos assados. Acompanhado de uma guarnição de batatas assadas ou purê.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve encontrar-se em torno de 15 a 17ºC. Não é necessária a decantação nem abertura prévia ao consumo, ao menos nos próximos meses.

Guarda
Sem dúvida está no seu ponto de consumo. Com uma magnífica carga frutal tanto no nariz como na boca. Mas se optar por guardá-lo, os aromas primários de fruta progressivamente evoluirão para um perfil mais complexo, com tendência a fechar-se. Por isso, será necessária sua oxigenação para o consumo. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos três anos (2017 a 2020).

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!