Açúcares flutuantes

0

O vinho espumante é seco por natureza, já que o açúcar de suas uvas é 100% consumido pelas leveduras. É na 2ª fermentação que ele ganha as estimulantes bolhinhas. Para ajustar o produto às preferências de açúcar de cada um, acrescenta-se o chamado “liqueur d’expédition”, mescla de vinho, açúcar e destilado. Isso gera várias classificações, norteadas pela graduação de açúcar na bebida (os valores mudam ligeiramente de país para país).

O Brut-Nature ou Zéro Dosage é essencialmente o resultado da qualidade do vinho base. Feito para os paladares treinados e apurados, não passa dos 3 g/litro. O suave Extra-Brut, recomendado ao lado de pratos com peixe, vai de zero a 6 g/ litro. Depois vem o Brut, clássico dos clássicos, com no máximo 12 g/litro. Na metade da classificação (entre 12 e 17 g/litro), temos o carro-chefe do Prosecco, o espumante Extra-Sec ou Extra-Dry, frequentemente comparado ao champagne francês.

sociedade-da-mesa

Para quem está nos adocicados e quer enveredar por prazeres mais complexos, o suave e levemente doce Sec ou Seco representa a transição, com nível de açúcar entre 17 e 32 gramas por litro. Harmoniza com queijo brie e sobremesas não muito doces. O Demi-Sec é um vinho fresco, com valor residual de açúcar considerável: 32 a 50 g/litro. Acompanha bem tortas de frutas, e ainda costuma agradar àqueles habituados aos espumantes mais secos. E o campeão da doçura, quase uma sobremesa em si mesmo, é o Doux ou Doce, que marca mais de 50 gramas de açúcar por litro. Descontraído, ideal para o verão.

Não custa lembrar: o nível de glicose de um espumante guarda relação direta com seu sabor, e deve ser o primeiro ponto a avaliar na hora da escolha. Uma vez escolhido seu espumante (de qualquer cor), deguste-o entre 6 e 8 graus Celsius. Os mais doces podem ser algo mais gelados, para equilibrar a doçura; os mais secos, um tanto menos frios, para se sentir melhor o bouquet.

Texto: Spartaco Rodrigues

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário