Anesu Shiraz 2015 | Seleção Mensal

0

Esta é a incrível expressão de um Syrah ao limite, para nos deleitarmos com um vinho intenso, mas sem as típicas sensações alcoólicas dos climas mais cálidos. Um vinho no qual se desfruta do equilíbrio produzido entre a dureza do deserto e a generosidade do rio Orange. Anesu (Ah-nEh-sUE), é um nome feminino muito querido pelos habitantes da região, que significa graça, providência e misericórdia. Um bonito nome para brindar os primeiros meses do ano e desejar sorte a todos os nossos associados em 2018. Saúde!

País: África do Sul
Região: Northern Cape – Desert River Wines
Indicação Geográfica: W.O. Northern Cape
Uva: 100% Syrah
Maturação: nove meses de crianza em barris de carvalho francês e americano 20% novos
Álcool: 14 % vol.
Produtor: Orange River Cellars

O vinho
As uvas procedentes de vinhedos com idade média de 20 anos foram colhidas mecanicamente em uma vindima noturna, para aproveitar as temperaturas baixas da noite do deserto, e transportadas refrigeradas para a bodega, a fim de manter as melhores condições até a sua elaboração. Uma vez dentro da bodega, as uvas foram desengaçadas antes de irem para o depósito de aço inoxidável.
A fermentação completou-se em um prazo de 5 a 6 dias, a uma temperatura entre os 26 e 28ºC, para preservar seus aromas primários. Após a fermentação alcoólica, o vinho foi trasfegado para retirar suas borras, e passou à fermentação malolática em depósitos de aço inoxidável. Na primavera, passou por crianza em barris de carvalho francês e americano, durante um período de nove meses, para posteriormente realizar o coupage final, prévio a uma leve clarificação e filtragem, antes de seu engarrafamento.

Cata
Vermelho-cereja com lágrima marcada. No nariz, destacam-se frutas pretas maduras – mirtilo e ameixa, que se misturam com leves notas florais de violeta, toque de especiarias e um sutil aroma de crianza. Na boca é redondo, bem estruturado e, ao mesmo tempo, muito fácil, destacando-se sua fruta madura e, principalmente, as especiarias.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Para beliscar um embutido de carne-seca em um prato muito típico da África do Sul, que é conhecido como “biltong”. Linguiças de porco ou bovinas bem condimentadas na brasa também são ótimas escolhas e boas companhias para este vinho. Descubra, em nosso canal do YouTube, uma excelente harmonização para este Anesu Shiraz 2015.

Serviço
Degustar a uma temperatura compreendida entre 15 e 17ºC. Não é necessário abrir a garrafa antes do momento de consumo nos próximos meses.

Guarda
Para desfrutar já, sem modificações previsíveis ou evoluções nos próximos meses. Em boas condições de conservação, poderemos aproveitar o melhor deste vinho pelos próximos três anos (2018 a 2021).

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário