A memória italiana está registrada nesse prato que sempre marcou os encontros em família, na casa da avó do chef Leonardo Roncon. E ele mantém essa tradição reproduzindo o ‘ragu italiano’ com seus aromas e sabores.

“Sou descendente de italianos e minha avó materna, Caterina Roncon, preparava essa receita para toda a família, relembrando momentos da sua vida na Itália e a vinda ao Brasil. Ela costurou paraquedas na Segunda Guerra Mundial e, em datas especiais, sempre fazia este prato e contava suas histórias. O ragu é considerado um dos molhos mais nobres e, nessa época, acompanhava o preparo, por isso o aroma do tomate cozinhando está registrado em minha memória. Essa receita foi passada de geração para geração e sigo a versão tradicional até os dias de hoje”.

O CHEF LEONARDO RONCON É APRESENTADOR DO PROGRAMA ‘CHEFS EM AÇÃO’, QUE VAI AO AR PELA TV APARECIDA E PELO CANAL SONY.

sociedade-da-mesa

RAGU ITALIANO
Rendimento: 8 porções

Ingredientes
1 fio de azeite
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
2kg de tomate italiano sem pele e sem sementes
2 latas de tomate pelado
2 folhas de louro
2 ramos de tomilho
4 costelinhas de porco
2 paios
2 linguiças toscanas
1kg de costela de boi
2 bistecas de porco
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
600ml de água

Modo de preparo
Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola. Adicione os tomates, os tomates pelados, as folhas de louro, o tomilho, a linguiça e o paio. Tempere as outras carnes com sal e pimenta-do-reino e adicione na panela. Acrescente a água e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 4 horas ou na panela de pressão por aproximadamente 50 minutos.

Texto: Simone Cunha

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!