A receita indicada pelo chef Emmanuel Bassoleil tem um gostinho muito especial, pois remete à sua região, Borgonha, na França e tem tudo a ver com os seus pais. Entenda o porquê!

“Não há melhor receita para ilustrar a seção “Memória afetiva”, e por vários motivos: é muito tradicional na Borgonha, região onde nasci. Além disso, “Gougère”, para os franceses, significa família, sendo este o nome do nosso pão de queijo. Em especial, me faz lembrar minha mãe, Chantal, que adora fazer para oferecer aos amigos ou levar à casa das pessoas, e do meu pai, Robert, pois é seu petisco predileto para acompanhar o seu KIR* de vinho branco na hora do aperitivo”.

Emmanuel Bassoleil, chef executivo do hotel Unique e do restaurante Skye,em São Paulo

*KIR: tradicional drink com vinho branco e licor de Cassis de Dijon

sociedade-da-mesa

RECEITA DE GOUGÈRES
Rendimento:
serve 6 pessoas

Ingredientes:
250ml de água
100g de manteiga
150g de farinha de trigo
4 ovos
1 gema de ovo
100g de gruyère ralado grosso
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Coloque a água numa panela com fundo grosso, acrescente a manteiga e o sal. Ferva e retire a panela do fogo e acrescente a farinha. Misture bem e volte no fogo para secar a massa até que ela desgrude da borda da panela. Fora do fogo, acrescente os ovos um por um, sem parar de mexer, e depois acrescente o queijo ralado. Coloque a massa numa placa untada com manteiga usando uma colher de sopa, do mesmo tamanho que um ovo. Pincele as “Gougères” com a gema de ovo batida e coloque no forno pré-aquecido a 180°, para assar durante, no mínimo, 20 minutos.

Vinho sugerido:
Bourgogne Aligoté ou o tradicional Kir, ou o Kir Royale.

Texto: Simone Cunha

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!