Château Bardoulet 2011 | Seleção Grandes Vinhos

É um verdadeiro luxo o Château Bardoulet 2011 | Saint Émilion Grand Cru, que apresentamos
nesta Seleção Grandes Vinhos. Estes tintos onde a Merlot é a principal variedade (complementada
com Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon) continuam sendo alguns dos mais admirados e
colecionados do mundo.

País: França
Região: Bordeaux
Indicação Geográfica: Saint-Émilion Grand Cru AOC
Uvas: 85% Merlot, 9% Cabernet Franc, 6% Cabernet Sauvignon
Maturação: 12 meses de crianza em barris de carvalho francês 25% novos
Álcool: 13,5% vol.
Produtor: Château Mangot

O vinho
As uvas para elaborar este Château Bardoulet 2011 foram vindimadas em caixas para que, uma vez na bodega, fossem levadas à mesa de seleção, usando na elaboração somente cachos em ótimas condições. Após sua passagem pela mesa, as uvas foram prensadas suavemente antes da introdução nos tanques de fermentação, onde a vinificação aconteceu em cada um dos varietais, separadamente. A fermentação, em tanques de aço inoxidável, realizou-se a temperaturas controladas e remontados diários.

Finalizada a fermentação alcoólica, o vinho foi transferido diretamente para os barris, onde realizou a fermentação malolática e, posteriormente, completou a crianza em barris de carvalho francês. Após este período, procedeu-se com o “assemblage” dos varietais, para posterior filtragem antes do engarrafamento, permanecendo na bodega até o afinamento na garrafa, antes da comercialização.

sociedade-da-mesa

Cata
Cor rubi com capa média. Nariz de especiarias dominado por ameixas e frutas vermelhas que vão se abrindo para notas de café e alcaçuz, com um fundo complexo de couro. Na boca, lembranças de fruta cristalizada combinada com notas de crianza. Perfeito equilíbrio com uma acidez muito controlada, o toque de seda aportado pelo Merlot e a rusticidade tânica do Cabernet, que, no seu conjunto, proporcionam um vinho longo.

Harmonização
Um vinho potente, algo tânico, que pode acompanhar pratos de cordeiro assado, magret de pato ou costelas de porco assadas, acompanhados de uma guarnição de verduras salteadas. Se a ideia é desfrutá-lo em um almoço ou jantar mais informal, embutidos de meia cura e queijos de massa branca como o Camembert são uma excelente combinação.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve estar em torno dos 17° a 18º C. É recomendável sua decantação, ou pelo menos a abertura uma hora antes do momento de consumo. Desfrute deste Château Bardoulet 2011, um vinho maduro, que necessita respirar para expressar seu potencial e para que você possa desfrutar plenamente de sua complexidade.

Guarda
Estima-se um consumo ótimo desde já até os próximos oito anos (2018 a 2025). Lembrando sempre da grande importância que as condições de guarda têm para este tipo de vinho, em sua conservação e desenvolvimento.

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe uma resposta