Hugo Casanova Special Reserve Merlot 2016 | Seleção Mensal

0

Apresentamos dois monovarietais de uma das regiões vitivinícolas que mais cresce no Chile. Da costa à Cordilheira, oferece uma grande diversidade de variedades, solos e climas em sinergia com as vinhas, dando origem a vinhos únicos e de primeira linha. Hugo Casanova Special Reserve Merlot e Cabernet Sauvignon são vinhos onde se potencializa a tipicidade das variedades, com um resultado sofisticado, de boa estrutura e harmonia. Vinhos onde a enóloga encontrou o balanço perfeito entre estrutura, fruta e envelhecimento em barril.

País: Chile
Região: Vale Central
Indicação Geográfica: Valle del Maule
Uva: 100% Merlot
Maturação: 6 meses de crianza em barris de carvalho francês
Álcool: 13% vol.
Produtor: Hugo Casanova

O vinho
A vindima foi realizada na terceira semana de abril de 2016, procedente de uma seleção dos vinhedos de Fundo Purísima, com solos profundos e argilosos que dotam o vinhedo de excelentes condições de cultivo. As uvas foram coletadas à mão e transportadas cuidadosamente para a bodega, onde foram desengaçadas e prensadas, para logo serem colocadas em depósitos de aço inoxidável para a inoculação de leveduras selecionadas, e dar início à fermentação alcoólica.

A fermentação foi controlada a uma temperatura que não superou os 28°C, com vários remontados diários, em função da dinâmica da fermentação, da extração de cor e de taninos que a enóloga estimou. Uma vez terminada a fermentação alcoólica e a prensagem, procedeu-se com a fermentação malolática, após a qual se realizou a crianza em barris de carvalho francês durante 6 meses. Após a crianza, o vinho foi filtrado e engarrafado.

sociedade-da-mesa

Cata
Vermelho-rubi de capa média. Fruta vermelha combinada com com sutis especiarias e lembranças de crianza. Na boca, novamente as sensações de fruta vermelha definida, morango ácido e notas de crianza com um tanino fino. Vinho muito fluido e amável na passagem pela boca.

Harmonização
Carnes de ave ao forno levemente salteadas, queijos de meia cura e pratos de pasta serão perfeitos companheiros para este vinho.

Serviço
A temperatura de consumo deve estar em torno dos 16° a 18º C. Não é necessário decantá-lo nos próximos meses.

Guarda
Para beber já. Estima-se um consumo ótimo até 2020.

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário