Zabù Nero D’Avola | Seleção Mensal

0

Zabù – Nero D’Avola 2016 é um perfeito exemplo das virtudes e capacidades da variedade Nero D´Avola, que no passado era geralmente utilizada para complementar outros vinhos e poucas vezes era protagonista. Não deixem de degustar esta delícia.

País: Itália
Região: Sicília (Sambuca de Sicilia)
Indicação Geográfica: Terre Siciliane IGT
Uva: 100% Nero D’Avola
Maturação: Sem crianza
Álcool: 13% vol.
Produtor: Cantina Cellaro

O vinho
Trata-se de um 100% Nero d’Avola de vinhedos da região de Sambuca de Sicília. As uvas foram vindimadas e transportadas para a bodega, onde foram desengaçadas e levemente prensadas, para logo ir para os depósitos de aço inoxidável. Neles, foram maceradas a frio antes da fermentação alcoólica, prolongando-se durante 10 a 12 dias, com remontados diários a fim de extrair todo o seu potencial, aromas, cor e os taninos maduros da pele. Após a fermentação alcoólica, realizou-se a fermentação malolática, também em depósitos de aço inoxidável, para posteriormente, proceder-se a sua clarificação, filtragem e engarrafamento.

Cata
Vermelho-rubi de capa média. O nariz nos aproxima dos vinhos elaborados por técnicas de maceração carbônica, destacando-se aromas de frutas vermelhas, balsâmicas e florais, que vão dando passagem para notas de frutas maduras, cerejas e figos secos. Vinho muito fluido na boca, graças à equilibrada acidez, que fica em parte coberta pelos taninos bem integrados. É longo e com um final muito amável.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Graças à sua boa acidez e dose de fruta madura, este vinho combina muito bem com sopas de carne e legumes para entrada, mas, sem dúvida é excelente para acompanhar uma boa carne preparada na churrasqueira, ou almôndegas com molho de tomate.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve estar entre 16 e 18ºC. Não é necessária decantação ou abertura com antecedência ao momento de consumo nos próximos meses.

Guarda
Estima-se um consumo ótimo de agora até os próximos três anos – 2018 a 2020, esperando que as notas de fruta vermelha evoluam progressivamente para um perfil mais licoroso. Lembrando que as condições de guarda do vinho são fundamentais para sua conservação e desenvolvimento.

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário