Cuvée Jean Paul Tinto 2016 | Seleção Mensal

0

Como já dissemos, nesta Seleção Mensal apresentamos dois vinhos de duas Indicações Geográficas Protegidas do sul da França, com perfis muito próximos: vinhos jovens, frescos, frutados e muito fáceis de beber: Cuvée Jean Paul – Branco 2016 e Cuvée Jean Paul – Tinto 2016. Vinhos com frescura, equilíbrio e redondos, fruto do “know how” ancestral dos viticultores de duas regiões francesas de grande tradição vitivinícola.

Região: Vale do Ródano
Indicação Geográfica: IGP Pays de Vaucluse
Uvas: 80% Garnacha e 20% Syrah
Maturação: sem passagem por barril
Álcool: 12,5% vol.
Produtor: Boutinot

Vinho
Uma vez recebida na bodega, a uva foi desengaçada e prensada, passando para os depósitos, onde fermentou por cinco dias a uma temperatura média-baixa, procurando-se preservar ao máximo o caráter varietal. Durante a fermentação, realizaram-se bombeamentos diários para extrair todo o seu potencial, aromas, cor e taninos maduros. Após a fermentação alcoólica, procedeu- se à fermentação malolática no depósito de aço inoxidável, passando-se posteriormente à clarificação e filtragem antes do engarrafamento.

Cata
Vermelho-cereja de boa intensidade. Muito expressivo no nariz, onde se destaca a fruta vermelha madura: lembranças de morango combinadas com especiarias leves. A fruta é percebida novamente no nariz, e protagoniza uma sensação doce, redonda e muito agradável na passagem pela boca, com um tanino muito polido e maduro, que confere volume ao vinho que se alonga. Surpreende por seu volume e estrutura, principalmente para um grau alcoólico ajustado com somente 12,5%vol.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Este vinho acompanhará carnes vermelhas na brasa, embutidos curados, queijos de meia cura ou verduras na chapa.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve estar entre os 15º e 17ºC. Não é necessário decantar este vinho, nem tampouco abrir a garrafa com antecedência ao momento de consumo durante os próximos meses.

Guarda
Para beber desde já. Estima-se um consumo ótimo até 2020.Texto:

Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário