PH: o prato de hoje

0

O pH do estômago é 1, da água é 7, do bicarbonato de sódio é 12 .

Entender o pH – potencial de hidrogênio que indica as concentrações de íons de um elemento fluido – é essencial para a saúde. Nosso organismo funciona melhor em estado levemente alcalino, com pH sanguíneo entre 7,35 e 7,45. A escala vai de 0 a 14: abaixo de 7 é ácido, acima de 7 é básico.

Quando ácido, o corpo tem queda de imunidade e fica propenso a doenças. Especialistas dizem que a dieta ideal é composta de 40% de itens ácidos e 60% de alcalinos, pois a alimentação de hoje tende a ser acidificante: café, álcool, açú¬car, farinha, conservantes, carnes, refrigerantes e laticínios além da conta, causam acidose. Para balan¬cear, deve-se consumir guloseimas mais básicas, como espinafre (9,0), aspargos, mamão, manga e uva (8,5), alho e maçã (8,0).

Erro comum é pensar que a comida de sabor ácido vai formar ácido no organismo. As frutas cítricas, como o limão (9,0) e o abacaxi (8,5), são alta¬mente alcalinizantes. Pepino, cenou¬ra, banana, brócolis, lentilha, acelga e abacate também baixam a acidez. Em contrapartida, sal de mesa, mi¬lho, chocolate, ovo, peixes e cerveja, são todos ácidos. Equilibre-se. Após um bom queijo e vinho, uma bela fatia de melancia ou manga.

Texto: Spartaco Rodrigues

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário